Google trabalha nos seus Android Tags

Felizmente, a Apple e agora o Google arranjaram uma solução: Rastreadores, pequenos dispositivos que podem ser ligados a itens do dia-a-dia que permitem aos utilizadores rastrear a sua localização exacta.

Alguma vez se sente frustrado com o constante desaparecimento das suas coisas do dia-a-dia como chaves, carteiras, ou mesmo a sua bagagem? Já lá estivemos todos, e é um sentimento que ninguém quer experimentar. Felizmente, a Apple e agora o Google arranjaram uma solução: Rastreadores, pequenos dispositivos que podem ser ligados a itens do dia-a-dia que permitem aos utilizadores rastrear a sua localização exacta.

O AirTag da Apple foi lançado em 2021 e rapidamente ganhou popularidade como o primeiro tracker popular do seu género. Utiliza tecnologia Bluetooth para se ligar com iPhones ou outros dispositivos suportados e pode facilmente ser ligado a chaves ou carteiras para que nunca mais desapareçam. Agora, de acordo com vários relatórios, o Google está a desenvolver a sua própria versão do AirTag: Um localizador Google disponível em diferentes cores e tamanhos para uso diário.

Google trabalha nos seus Android Tags 1

Estes localizadores seriam completamente sem fios e utilizariam tecnologia de localização semelhante à do AirTag da Apple. Poderiam também ser utilizados com telefones Android compatíveis, bem como com tablets Android e Chromebooks para rastrear inúmeros itens de uma só vez. Além disso, estes localizadores Google podem incluir algum tipo de integração no sistema para uma melhor capacidade de localização, tais como geofencing e leituras de localização mais precisas, dependendo do alcance do dispositivo.

Embora isto pareça óptimo em teoria, ainda não sabemos quando será lançado este novo rastreador Google ou quanto custará. A empresa ainda não comentou quaisquer planos potenciais, mas várias fontes credíveis sugerem que o desenvolvimento está de facto em curso, por isso, fiquem atentos!

Não podem ver nada. Google trabalha nos seus Android Tags

Quando falamos de ecossistemas de smartphones, todos são rápidos a comparar os telefones Google Pixel com a Apple e os seus iPhones, mas e os seus acessórios? Tanto a Apple como o Google vendem muitos itens, tais como auscultadores e altifalantes inteligentes, e em 2021, a Apple obteve um sucesso surpresa com a introdução dos seus localizadores AirTag. Agora, um novo boato bate em algumas novas provas que sugerem que a Google poderia estar a planear lançar um localizador muito semelhante ao seu.

Os localizadores sem fios não são novidade, e empresas como a Tile têm vindo a desenvolver este tipo de acessórios há anos. Até a Samsung entrou na acção com as suas próprias SmartTags. Mas, como já vimos tantas vezes, foi preciso que a Apple se envolvesse antes que alguém começasse realmente a prestar atenção.

Hoje cedo, o perito em Android Mishaal Rahman partilhou algumas das suas últimas descobertas enquanto o par rápido do Google se prepara para adicionar suporte a um novo tipo de produto “locator tag”. As provas existentes já tinham apontado para o trabalho numa rede de localização distribuída semelhante à que a Apple emprega para os AirTags, que podem chegar com a marca “Finder Network”. Com tudo isto em cima da mesa, o revelador e leaker Kuba Wojciechowski já revelou o nome de código: Grogu.

De acordo com Wojciechowski, a equipa Nest do Google tem estado a trabalhar num dispositivo com o nome de código “grogu,” “groguaudio,” ou “GR10,” que suportaria tanto o BLE como o UWB muito amigo do rastreador. Apresenta um pequeno altifalante interno (provavelmente apenas para fazer soar avisos) e será produzido numa variedade de cores, mas de momento é tudo o que temos ouvido sobre o próprio hardware.

Quanto ao que a Google poderá estar a planear fazer com ele, sabemos ainda menos; contudo, o sentimento dominante parece sugerir que embora possamos obter confirmação da existência de Grogu algures no primeiro semestre do ano, é mais provável que os planos de lançamento coincidam com o Pixel 8 do que qualquer coisa que a Google esteja a planear para a E/S. Considerando o pesadelo de privacidade que os AirTags acabaram por ser para a Apple, talvez levar um pouco mais de tempo a pensar em alguns desses cenários possíveis e desenvolver proactivamente medidas de protecção possa ser, afinal, uma medida sensata para a Google.

Conclusão

Em conclusão, parece certamente que o Google pode estar a desenvolver a sua própria versão do rastreador AirTag da Apple, embora o seu lançamento ainda seja um mistério. Independentemente disso, o mundo da tecnologia tem visto produtos muito semelhantes de empresas como a Tile e a Samsung há bastante tempo, e é certamente interessante notar como a Apple foi finalmente capaz de fazer com que as pessoas falassem sobre eles com a introdução do AirTag. Claro que, se e quando o Google decidir lançar algo semelhante, o AndroidGeek estará aqui para o manter a par de todas as notícias, críticas e fugas de informação sobre o assunto. Portanto, certifique-se de nos seguir nas redes sociais e verifique regularmente se há alguma actualização!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!