Android Geek
O maior site de Android em Português

Google tenta criar foto de uma DSLR com um Nexus 6p e um Pixel

O ponto fraco de todas as câmaras fotográficas, principalmente as dos smartphones será sempre, fotos em condições de pouca luz, mas será isso verdade, por exemplo para um Nexus 6p ou um Google Pixel?

Com os últimos avanços que foram feitos as OEMs frequentemente gostam de se vangloriar sobre o seu progresso neste campo, temos o caso da gama P da Huawei desde a sua associação com a marca Leica, e igualmente mais recentemente o ultimo Flagship da Google, o Pixel.

Google tenta criar foto de uma DSLR com um Nexus 6p e um Pixel 1

Florian Kainz, engenheiro de software que trabalha com a equipa Gcam da Google, recentemente escreveu num blog sobre este tópico. Kainz disse que foi desafiado por colegas de trabalho para recriar uma foto DSLR nocturna da ponte Golden Gate (acima) usando uma câmara de um smartphone.

Para aqueles que não sabem, uma DSLR é uma câmara reflex monobjetiva digital (SLR digital ou DSLR “digital single-lens reflex cameras”) é uma câmara digital que usa um sistema mecânico de espelhos e um pentaprisma para direcionar a luz da lente para um visor óptico na parte traseira da câmara, basicamente uma câmara mais profissional.

Para conseguir isso, Kainz experimentou um  Google Pixel e Nexus 6P  e algumas técnicas de fotografia diferentes (e pós-processamento) para produzir uma variedade de “disparos” nocturnos – aqui está a recriação da foto da ponte Golden Gate que ele levou com um Nexus 6P.

Google tenta criar foto de uma DSLR com um Nexus 6p e um Pixel 2

A foto acima, e as outras imagens do blog, não são fotos que qualquer pessoa com um Pixel / Nexus 6P pode recriar, uma vez que Kainz criou uma aplicação Android  “pessoal” para assisti-lo a ajustar o tempo de exposição, ISO e distância de foco para as fotos iniciais e, posteriormente, editá-las.

Obviamente para este tipo de fotografia não seria possível sem ajuda de um tripé, este foi apenas um exercício na tentativa de obter uma experiência semelhante a uma  DSLR, mas não podemos negar que os resultados são fantásticos, e quem sabe o que a Google será capaz de fazer no futuro com as suas conclusões.

Podem ler todo o processo  técnico no blog do Google Research e verificar a galeria de fotos abaixo (as quatro primeiras imagens foram tiradas com o Pixel, as duas seguintes com o Nexus 6P e a última é a foto DSLR de alta resolução) .

O que podemos retirar desta experiência, é que apesar de um bom profissional por detrás do equipamento (hardware) o software cada vez mais tem um papel fulcral no resultado final de uma boa fotografia, esta experiência faz me lembrar algo semelhante que fotografo fez com um iPhone e conseguiu obter fotos dignas de uma revista de moda, mas com um smartphone, boa luz e bons conhecimentos de edição.

Não é surpresa que hoje em dia qualquer um com um smartphone quer ser um fotografo, pelo menos nas redes sociais.

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link