Google tem 10 dicas para que a vossa pesquisa não tenha limites

Mas mesmo o melhor motor de busca pode ser melhorado, e há alguns truques que podem ser usados para obter resultados mais relevantes do Google. Um estudo do Google descobriu que as pessoas utilizam motores de busca todos os dias, mas não sabem como optimizar a sua pesquisa online.

Como todos sabemos, o Google é o melhor motor de busca do mundo (ou pelo menos na América do Norte). A sua inteligência artificial (IA) está constantemente a melhorar para melhor compreender o que procuramos e dar-nos os resultados mais relevantes. Mas mesmo o melhor motor de busca pode ser melhorado, e há alguns truques que podem ser usados para obter resultados mais relevantes do Google.

Um estudo do Google descobriu que as pessoas utilizam motores de busca todos os dias, mas não sabem como optimizar a sua pesquisa online. O estudo descobriu também que as pessoas utilizam motores de busca para encontrar informação para a vida quotidiana, quer seja para encontrar o produto certo, compreender mais sobre um determinado assunto, ou verificar informação. Para ajudar os utilizadores na sua pesquisa online, o Google criou um guia com truques para ajudar os utilizadores a encontrar mais facilmente a informação que procuram.

Google tem 10 dicas para que a vossa pesquisa não tenha limites 1

Os operadores de pesquisa Google são símbolos e palavras que o ajudam a refinar os resultados da sua pesquisa. Por exemplo, a utilização de aspas em torno de uma frase devolverá apenas páginas que incluam essa frase exacta. O operador “AND”, entretanto, devolverá páginas que incluem ambos os termos que o utilizador especificar. Também pode utilizar o operador “OR” para devolver páginas que incluam qualquer um dos termos. Finalmente, o operador “-” pode ser utilizado para excluir páginas que incluam um determinado termo dos seus resultados.

10 dicas para otimizar a sua pesquisa:

  1. Pesquise por X ou Y: isto originará resultados relacionados com X, Y ou  ambos. Em vez da palavra “or” também pode usar o sinal de pontuação “|”. 
  2. Para encontrar uma correspondência exata no Google, coloque a frase de  pesquisa entre aspas. 
  3. Utilize o menos para excluir palavras da pesquisa. 
  4. Procure por páginas que tenham no título a palavra pesquisada. 
  5. Coloque “..” entre dois números para pesquisar por um intervalo  de preços específico.  
  6. Restrinja a sua pesquisa a uma página web específica colocando  o operador “site:” seguido do domínio onde pretende procurar a  informação. 
  7. Pesquise dentro dos links por uma palavra ou palavras específicas. Os resultados vão trazer apenas os links que contêm a palavra pesquisada. Se adicionar um site na pesquisa, pode refinar ainda mais os resultados.
  8. Utilize o operador “define:” antes de uma palavra para encontrar a  definição desse termo. Trata-se de um dicionário integrado ao Google.  
  9. O operador de pesquisa “filetype:” limita os resultados de pesquisa  a arquivos de um formato específico, por exemplo, pdf, docx, txt,  ppt, etc. 
  10. Combine os diferentes operadores de pesquisa para ter mais precisão nos resultados.

Dá cá mais cinco conselhos úteis:

# Entenda como funciona a Pesquisa. O índice é uma biblioteca de informação que é constantemente actualizada com as últimas informações da web. Isto significa que quando efectua uma pesquisa, o Google pode fornecer-lhe os resultados mais relevantes e úteis, quer sejam de websites, imagens, ou vídeos.

# Pesquise por voz. A aplicação Google Assistant no seu smartphone pode ser utilizada para efectuar pesquisas, visualizar rotas e criar lembretes. Pode dizer “Ok Google” para começar a usar o seu assistente pessoal.

# Pesquisar através de uma imagem. Ao fazer uma pesquisa de imagem, pode obter mais informações sobre a própria imagem e sobre os objectos que a rodeiam. Por exemplo, a imagem da Torre Eiffel pode mostrar-lhe onde se encontra em Paris, França, bem como factos sobre a própria torre. Pode também encontrar outras imagens da torre de ângulos diferentes ou em épocas diferentes.

# Pesquise num período de tempo. Podem restringir a pesquisa a um intervalo de datas específico, a fim de melhor compreender os desenvolvimentos de uma notícia. Isto pode ser útil se quiser compreender os acontecimentos que ocorreram durante um determinado período de tempo.

# Não insira a resposta à sua pergunta. Muitas vezes, pode acontecer já suspeitar de uma resposta, mas querer apenas confirmar essa informação. Nesses casos, não inclua a resposta, pois pode influenciar os resultados da própria pesquisa. Por exemplo, se pesquisa “Os golden retrievers pesam 85 quilos”, corre-se o risco de encontrar “85 quilos” na página web de resultados, mesmo que essa não seja a resposta correta. Em vez disso, pesquise apenas por “peso dos golden retrievers” para obter uma variedade de resultados e poder chegar à resposta.

Lembre-se ainda de conferir credibilidade da fonte.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!