Google revelou que está a lançar uma nova funcionalidade que permitirá aos utilizadores Android bloquearem separadores Incognito

Isto significa que quando sair de uma sessão no Chrome, quaisquer separadores ou janelas privadas abertas serão bloqueadas até que as desbloqueie com qualquer medida de segurança que utilize para desbloquear o seu dispositivo. Com a introdução desta funcionalidade, os utilizadores de Android têm agora um maior controlo sobre os seus dados enquanto navegam na web em privado.

A era da privacidade online está sobre nós, e o Google está a fazer a sua parte para ajudar a manter seguros os dados dos utilizadores do Android. Como parte da celebração do Dia da Privacidade de Dados a 28 de Janeiro, a Google anunciou que lançou uma nova funcionalidade que permitirá aos utilizadores bloquear os seus separadores Incognito no Chrome para dispositivos Android. Isto significa que quando sair de uma sessão no Chrome, quaisquer separadores ou janelas privadas abertas serão bloqueadas até que as desbloqueie com qualquer medida de segurança que utilize para desbloquear o seu dispositivo.

Com a introdução desta funcionalidade, os utilizadores de Android têm agora um maior controlo sobre os seus dados enquanto navegam na web em privado. Ao bloquear os separadores Incognito, os utilizadores podem assegurar que as suas informações permanecem confidenciais mesmo que se afastem do seu dispositivo. Desta forma, ninguém mais pode aceder à informação ou actividades conduzidas nessas páginas sem primeiro desbloquear o dispositivo – o que requer uma palavra-passe ou biometria como uma digitalização de impressões digitais.

 

Google revelou que está a lançar uma nova funcionalidade que permitirá aos utilizadores Android bloquearem separadores Incognito 1

Além disso, esta funcionalidade foi também concebida para funcionar tanto online como offline. Mesmo que o seu dispositivo perca a ligação com a Internet, ainda assim poderá bloquear qualquer separador Incognito aberto e manter os seus dados seguros de olhos curiosos. Além disso, aqueles que não precisam de se preocupar com o bloqueio manual de cada separador – uma vez terminada a sessão, qualquer janela incógnita aberta será automaticamente bloqueada até ser novamente desbloqueada.

Embora esta nova funcionalidade possa não parecer revolucionária à primeira vista, pode revelar-se inestimável para qualquer pessoa que procure proteger a sua privacidade enquanto navega num computador público ou empresta o seu telefone durante uma situação de emergência. Infelizmente, esta funcionalidade ainda não chegou a todos os dispositivos, mas o Google prometeu que está a trabalhar arduamente para expandir a sua disponibilidade em todas as versões do Chrome para Android num futuro próximo – por isso, veja este espaço!

Google Chrome vai ser mais privado

Sabia que é quase Dia da Privacidade de Dados (28 de Janeiro)? O Google está a celebrar o dia um pouco mais cedo, publicando dicas para se manter seguro no Chrome. Um pouco enterrado debaixo de tudo o resto no blogue, a empresa revelou que está a lançar uma nova funcionalidade que permitirá aos utilizadores do Android bloquearem as suas separadores Incognito.

Se não sabia, a capacidade de trancar e desbloquear abas incógnitas no cromado existe desde 2021. No entanto, era uma característica exclusiva do Chrome no iOS. Agora, o Google está a trazer a funcionalidade para os dispositivos Android. Se quiser começar a utilizar a funcionalidade por si próprio, habilitá-la é bastante simples; basta ir a Definições & Privacidade e Segurança & e alternar “Bloquear separadores Incógnitos quando sair do Chrome”. Temos algumas capturas de ecrã (abaixo) que pode seguir para o configurar.

Google revelou que está a lançar uma nova funcionalidade que permitirá aos utilizadores Android bloquearem separadores Incognito 2

A funcionalidade é tão simples de utilizar como de instalar. Tudo o que tem de fazer é fechar a aplicação Chrome, e da próxima vez que a abrir, verá um ecrã de respingo com um botão para desbloquear o separador. Quando se toca no botão, este pedirá o que normalmente se utiliza para desbloquear o dispositivo, tal como a sua impressão digital, PIN, ou padrão. Além disso, os seus separadores públicos permanecerão totalmente acessíveis.

Vai gostar de saber:  Fuchsia OS da Google chega em breve aos dispositivos Android

Esta é uma funcionalidade útil se precisar de dar o seu telefone a outra pessoa mas não quer que esta espreite os sítios web que está a visitar. Se não o conseguir encontrar no seu telefone, o Google diz que ainda está no processo de rolar para todos os dispositivos Android.

O percurso do Chrome

Google Chrome foi lançado pela primeira vez em 2008 como um navegador web rápido, seguro e fácil de usar. Desde então, tem sido a escolha de milhões de utilizadores para navegar na web. O Google Chrome tornou-se rapidamente o navegador mais popular do mundo devido à sua velocidade, segurança e facilidade de uso. O Google Chrome é conhecido por oferecer recursos avançados que permitem aos utilizadores personalizar a sua experiência na web. Por exemplo, os utilizadores podem criar guias separadas para diferentes tarefas e pesquisas, bem como sincronizar as suas definições entre dispositivos diferentes. Além disso, o Google Chrome tem uma variedade de extensões úteis que permitem aos utilizadores personalizar ainda mais o seu navegador. Além dos recursos avançados, o Google Chrome também oferece ferramentas úteis para gerir o histórico de navegação. Os utilizadores podem ver e eliminar facilmente o seu histórico de navegação no Chrome através da opção “Histórico” no menu “Mais”. Com as constantes melhorias feitas pelo Google para torná-lo mais rápido e seguro, é provável que continue sendo um dos principais navegadores da web nos próximos anos.

Google revelou que está a lançar uma nova funcionalidade que permitirá aos utilizadores Android bloquearem separadores Incognito 3

Conclusão

Em conclusão, é óptimo ver o Google a lançar uma funcionalidade que permitirá aos utilizadores do Android bloquear as suas separadores Incognito. Esta funcionalidade tem o potencial de melhorar a segurança e privacidade de muitas pessoas que confiam no Chrome para a sua navegação diária. Também mostra a seriedade com que o Google leva a privacidade dos dados, uma vez que já estão a lançar esta funcionalidade antes do Dia da Privacidade de Dados.

No AndroidGeek, acreditamos em ajudar os nossos leitores a permanecerem seguros enquanto utilizam a tecnologia. É por isso que estamos constantemente a fornecer notícias, críticas e fugas de informação sobre os mais recentes produtos e serviços tecnológicos. A nossa equipa é sempre minuciosa nos nossos relatórios para que possa ter a informação mais actualizada na ponta dos seus dedos. Para todas as suas necessidades tecnológicas, não deixe de estar atento ao AndroidGeek para obter as melhores notícias, críticas e fugas de informação sobre a indústria!

 

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!