Google Message concluiu a implementação da encriptação de ponta a ponta para chats de grupo em Beta

Com esta actualização, os utilizadores inscritos no programa Messages beta podem agora comunicar em grupos, sabendo que as suas mensagens estão a salvo de olhares curiosos. A funcionalidade de encriptação de ponta a ponta já tinha estado anteriormente disponível para o envio de mensagens um-a-um dentro da plataforma de conversação RCS; no entanto, não foi alargada a conversações de grupo até agora.

A Google acaba de anunciar a implementação completa da encriptação de ponta-a-ponta para conversas em grupo na sua aplicação de Mensagens. Isto significa que todas as conversas em conversas em grupo serão mantidas seguras e privadas, com dados encriptados e protegidos contra acesso não autorizado. Com esta actualização, os utilizadores inscritos no programa Messages beta podem agora comunicar em grupos, sabendo que as suas mensagens estão a salvo de olhares curiosos.

A funcionalidade de encriptação de ponta a ponta já tinha estado anteriormente disponível para o envio de mensagens um-a-um dentro da plataforma de conversação RCS; no entanto, não foi alargada a conversações de grupo até agora. Isto foi prometido pelo Google durante o seu evento I/O no ano passado – e eles cumpriram essa promessa com esta última actualização.

Google Message concluiu a implementação da encriptação de ponta a ponta para chats de grupo em Beta 1

A Google está a dar grandes passos para assegurar a manutenção da privacidade dos utilizadores quando utilizam os seus serviços. A introdução da encriptação de ponta a ponta para conversas em grupo ajuda a garantir que os utilizadores possam participar livre e confiantemente em conversas importantes sem terem de se preocupar com qualquer intercepção ou bisbilhotice de terceiros sobre os seus dados. Esta medida de segurança é especialmente crucial na comunicação de informações sensíveis entre um maior número de pessoas – tais como documentos legais ou assuntos familiares confidenciais – mas também permite que as conversas normais entre amigos permaneçam também completamente privadas.

Ao introduzir esta funcionalidade, a Google tomou parte activa na protecção da privacidade dos utilizadores e na garantia de que os dados dos seus clientes permanecem sempre seguros – independentemente do tipo de conversa em que estejam envolvidos ou do tamanho do grupo de conversação.

Google dá um passo de gigante na privacidade das nossas conversas

O Google concluiu a encriptação de ponta a ponta para conversas de grupo na sua aplicação Messages; no entanto, isto ainda só se aplica aos utilizadores inscritos no programa Messages beta.

A aplicação Google Messages já inclui encriptação de ponta a ponta quando se envia mensagens a alguém que também tem as funcionalidades de chat RCS activadas. No entanto, até agora, isto tem sido limitado a mensagens entre duas partes e não a conversas de grupo.

Num e-mail enviado à imprensa no ano passado, pouco depois da E/S do Google, o Google prometeu que a encriptação de ponta a ponta para conversas de grupo estava a funcionar e seria lançada em breve, sendo a versão beta do aplicativo Messages a primeira a receber a actualização. Isto concretizou-se no mês passado, quando o Google actualizou o Messages Beta para incluir o E2EE, tornando-o um beta aberto.

Google Message concluiu a implementação da encriptação de ponta a ponta para chats de grupo em Beta 2

@SeeAreEff/Twitter

Vai gostar de saber:  Internet fibra vs cabo: qual é a diferença?

Desde então, sabe-se muito pouco sobre como a implementação está a progredir e se chegaria a todos os utilizadores do programa Beta – até hoje. De acordo com um relatório da 9to5Google, a Google confirmou que “completou a sua implementação de encriptação end-to-end para utilizadores no programa Beta Aberto”

Isto significa que se estiver inscrito no programa beta, terá provavelmente à sua espera uma actualização que lhe acrescenta esta capacidade. Se não estiver inscrito, pode fazê-lo facilmente a partir da Play Store navegando até à listagem do aplicativo e seleccionando a opção “Join the beta”.

Esta notícia chega no momento em que o Google está a acelerar a sua campanha #GetTheMessage, destinada a educar os utilizadores sobre os riscos de segurança colocados pela antiga norma SMS/MMS e porque é que a Apple deveria considerar a adopção do RCS na sua aplicação de mensagens. Esta campanha ainda não demonstrou qualquer sucesso em motivar a Apple a fazer as mudanças necessárias.

É bom ver o Google a aderir às suas armas e a continuar a melhorar o RCS e a sua aplicação de mensagens. Embora ainda não tenhamos testemunhado a paridade exacta de características, a aplicação Google Messages aproxima-se muito da replicação da experiência do iMessage, mas apenas se estiver a conversar com outros utilizadores no RCS. Esperemos que isso acabe por mudar.

Conclusão

Em conclusão, o Google concluiu agora a implementação da encriptação de ponta a ponta para conversas de grupo na aplicação Messages, com os utilizadores inscritos no programa beta a obtê-lo primeiro. Este é um desenvolvimento emocionante que reforça a nossa privacidade quando se trata de mensagens e garantirá que todas as mensagens enviadas através do Google Messages permaneçam seguras e privadas. Além disso, esta actualização estabelece as bases para futuras funcionalidades, tais como a capacidade de partilhar vídeos, imagens e outros meios de comunicação em segurança dentro de um chat de grupo.

No AndroidGeek, continuamos a assegurar que tem acesso a todas as últimas notícias, análises e fugas de informação sobre tecnologia, para que esteja sempre actualizado com o que se passa no mundo da tecnologia. Esforçamo-nos por fornecer uma cobertura abrangente e dar-lhe tudo o que precisa num único local. Por isso, se procura manter-se informado sobre a nova funcionalidade de encriptação end-to-end do Google Messages ou qualquer outra coisa relacionada com a tecnologia, não deixe de consultar o AndroidGeek para todas as suas necessidades!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!