Google Maps vai mostrar locais para carregar carros elétricos

Descubra as novas funcionalidades relacionadas com veículos elétricos no Google Maps. Saiba mais sobre os postos de carregamento Plug and Charge e as atualizações em breve.

Google Maps vai adicionar localizações de Plug and Charge, indica APK

Se és utilizador regular do Google Maps, provavelmente já conheces algumas das suas funcionalidades úteis, como a vista de ruas, partilha de localização e atualizações de trânsito em tempo real. E se conduzes um veículo elétrico, a app de mapas pode mostrar-te locais de carregamento próximos, as velocidades de carregamento desses locais e muito mais.

Novidade: Google Maps a adicionar opção Plug and Charge

De acordo com uma nova atualização do Google Maps, parece que a empresa não se vai ficar por aqui no que toca a adicionar funcionalidades relacionadas com veículos elétricos à aplicação. Num APK teardown da versão 111.15.103 do Google Maps para Android, foram descobertas pistas de que o Google está a adicionar a capacidade de mostrar informações sobre estações de carregamento Plug and Charge. As strings encontradas na análise do APK fazem referência ao “Plug and Charge”.

Carregamento de veículo elétrico

O Plug and Charge é essencialmente uma forma simplificada de carregar carros elétricos. Permite utilizar as estações de carregamento sem necessidade de abrir uma aplicação ou retirar um cartão de carregamento. O próprio veículo elétrico irá lidar com o processo de pagamento e iniciar o carregamento.

Alguns fabricantes de veículos elétricos, como a BMW, afirmam que o veículo não necessita de uma ligação à internet para efetuar o pagamento. Esta funcionalidade conveniente está disponível em alguns modelos de veículos, incluindo Ford, GM, BMW e Mercedes. Com o tempo, mais fabricantes irão oferecer esta funcionalidade.

Atualização do Google Maps em andamento

As referências encontradas na análise do APK sugerem que o Google está a trabalhar nesta funcionalidade. É possível que em breve esta novidade chegue à versão beta com as próximas atualizações.

Vai gostar de saber:  Aplicação Gemini ativa agora o Google Maps para navegação

Google Maps

No entanto, é importante salientar que existe a possibilidade de esta funcionalidade não ser adicionada à versão estável do Google Maps. Em geral, os APKs podem conter funcionalidades em teste que não estão garantidas de serem lançadas ao público. O mesmo poderá acontecer com a funcionalidade de localização de estações de carregamento Plug and Charge. Iremos mantê-lo atualizado assim que houver mais informações disponíveis.

Conclusão

O Google Maps está a trabalhar para tornar a experiência de carregamento de veículos elétricos mais conveniente e eficiente. Se és um condutor de EV, esta nova funcionalidade poderá facilitar a tua vida ao encontrar estações de carregamento compatíveis. Fica atento às próximas atualizações do Google Maps para aproveitar ao máximo estas novas funcionalidades.

Para mais notícias sobre tecnologia, recomendo que sigas o AndroidGeek.

Via

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!