Android Geek
O maior site de Android em Português

Google já desembolsou quase mil milhões para ter o motor de busca nos dispositivos da Apple

google-apple2-fade-1920.jpg

O Google pagou no ano passado mil milhões de dólares (919 milhões de euros) à Apple para manter a barra de pesquisa do seu motor de busca nos iPhones. Àquela quantia, somam um acordo de partilha de receitas dos anúncios associados às pesquisas feitas pelos utilizadores do telemóvel.

Os detalhes do negócio foram revelados em documentos de um caso judicial que opõe a Oracle (uma multinacional americana de tecnologias de informação para o mercado empresarial) e o Google. A Oracle queixa-se de que o Google usa tecnologia sua para desenvolver o sistema operativo Android e que deveria pagar por isso.

Segundo a agência Bloomberg, foi o advogado da Oracle quem revelou os pormenores do acordo entre o Google e a Apple e, em tribunal, uma testemunha do Google afirmou que, a dado ponto, a partilha de receitas publicitárias era de 34%, embora não tenha clarificado qual das empresas ficava com esta parcela. Tanto o Google como a Apple tentaram que o tribunal ocultasse este valor das transcrições.

 

 

É frequente o Google pagar para que o seu motor de pesquisa seja a opção padrão em software de terceiros. Durante vários anos, o Google pagou à Fundação Mozilla para que o browser Firefox tivesse aquele motor de pesquisa como primeira opção para os utilizadores. No ano passado, e findo um contrato de três anos, a Mozilla anunciou que passaria a negociar em cada país o motor de pesquisa a utilizar. Em Portugal, o Google continua a ser o principal, mas nos EUA, por exemplo, o Firefox fez um acordo com o Yahoo, cujo motor de busca usa a tecnologia do Bing, da Microsoft.

 

 

FONTE

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link