Android Geek
O maior site de Android em Português

Google finalmente dá destaque aos Instant Apps

O Google começou agora a disponibilizar as Aplicações Instantâneas, ou Instant Apps , que é o nome pela qual foram apresentadas no Google I/O 2016.

Google finalmente dá destaque aos Instant Apps 1As Instant Apps são aplicações que podem ser usadas de forma instantânea sem necessidade de instalação nos dispositivos. Os utilizadores apenas necessitam de executar uma parte muito específica da aplicação enquanto tentam realizar alguma tarefa no dispositivo Android.

Por exemplo, se necessitar de fazer uma pesquisa na aplicação Google, a app da Google pode disponibilizar um link para carregar algo que parece uma aplicação nativa, e que aparenta já estar instalada no aparelho e que é capaz de realizar a função básica para que foi desenhada. Com mais alguns toques, a app pode ser instalada no telefone, permitindo que sejam disponibilizadas todas as suas funcionalidades.

A ideia é conseguir pelo menos testar as aplicações antes de as instalar, e depois fazer uso das mesmas aplicações sem ter de as instalar… e isso pode fazer mudar muita coisa no mundo do Android. Poucos programadores já têm acesso à ferramenta, justamente por estar em fase limitada de testes. Os serviços mais conhecidos que já têm compatibilidade com a tecnologia são o BuzzFeed e o Periscope.

Google finalmente dá destaque aos Instant Apps 2A proposta dos Instant Apps é simplificar ao máximo o processo de aquisição de novas aplicações, o que beneficia mais os programadores do que a própria Google. O benefício vem na forma de não ser direcionado ao Google Play ao tocar num URL para fazer download de um ficheiro e aguardar pela sua instalação. O recurso ainda por cima economiza espaço no armazenamento nos telefones, já que permite que apenas elementos específicos sejam instalados, e não a aplicação completa.

Na primeira fase de testes, a Google quer apenas recolher informações sobre como a ferramenta funciona no mundo real, e vai demorar um pouco ainda para que outros programadores tenham acesso à funcionalidade.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link