Android Geek
O maior site de Android em Português

Google elimina de surpresa uma das suas aplicações com maior potencial

O Google condenou a sua ferramenta de contactos confiáveis ​​para o cemitério ‘Killed by Google’, deixando o Maps como a única alternativa possível para partilhar o local com os nossos entes queridos, mesmo que não seja projetado para emergências.

Nós já sabemos que o Google, é muito criativo na disponibilização de novos serviços e aplicações que nem sempre são bem-sucedidos, e que em muitas ocasiões terminam em sites de tributo como Killed by Google .

Em qualquer caso, às vezes os movimentos da gigante de Mountain View são menos compreensíveis, e desta vez foi o The Verge que nos informou sobre o fim dos contactos de confiança do Google, uma das aplicações mais interessantes que vimos nos últimos tempos para monitorizar entes queridos durante uma emergência ou num estado de catástrofe.

Contatos confiáveis ​​do Google, o aplicativo de emergência do Google

O Google app para controlar o status dos seus amigos e familiares em emergências

O anúncio vem diretamente do Google, que interromperá o suporte aos contactos confiáveis no próximo mês de dezembro deixando-nos órfãos. Na verdade a aplicação já foi removida da Google Play Store e não pode ser instalada em novos dispositivos.

Não entendemos porque o próprio Google indica o Maps como uma alternativa ao serviço de contactos confiáveis, mas todos sabemos que não é a mesma coisa, já que a aplicação agora falecida permitia encontrar um ente querido, mesmo que não respondesse ou estivesse ferido ou inconsciente, a aplicação de mapas requer que o utilizador partilhe a sua localização de forma proativa conosco:

Google Trusted Contacts, aplicativo de emergência do Google se despede

Então, lê a breve declaração do Google

Os mapas serão a única alternativa, mas não foram projectados especificamente para emergências

E é isso sim, é verdade que O Google Maps nos permite partilhar a localização em tempo real há vários anos com os nossos contactos, mas operação não é exatamente a mesma que os contactos confiáveis ​​tinham, projetado especificamente para emergências com ferramentas muito importantes e poderosas para essas situações.

Parece claro que o Google está a trabalhar na simplificação de alguns dos seus serviços, eliminando redundâncias e continua a adicionar funcionalidades às aplicações mais importantes como YouTube, Assistant ou neste caso Google Maps, embora a partilha de localização do Maps não pareça tão poderosa nem seja projetadoma para ambientes de caos ou emergência.

O que acham?

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!