Google e Facebook estão a construir um Cabo Submarino para Ligar o Japão e o Sudeste Asiático

Facebook diz que “Um novo projecto de infra-estruturas, ‘Apricot,’ ligará o Japão, Singapura, Taiwan, Guam, Filipinas e Indonésia para ajudar a satisfazer a crescente procura de acesso à banda larga e ligações sem fios 5G.

Google e Facebook anunciaram conjuntamente que participariam no desenvolvimento de um novo sistema de cabo submarino em 2024 para melhorar a conectividade à Internet na região da Ásia-Pacífico.

Facebook diz que "Um novo projecto de infra-estruturas, 'Apricot,' ligará o Japão, Singapura, Taiwan, Guam, Filipinas e Indonésia para ajudar a satisfazer a crescente procura de acesso à banda larga e ligações sem fios 5G. Em Março deste ano, a empresa anunciou dois cabos submarinos trans-Pacífico: Bifrost e Echo". Eles ligam Singapura e a costa ocidental dos Estados Unidos. A Google participou na construção desta última.

 

Google e Facebook estão a construir um Cabo Submarino para Ligar o Japão e o Sudeste Asiático 1

"Por sua vez, a Google declarou num post no seu blog que o Echo e o Apricot são dois sistemas submarinos complementares que irão aumentar a flexibilidade do Google Cloud e de outros serviços digitais da empresa. A capacidade inicial de concepção desta nova ligação óptica na região da Ásia-Pacífico excede 190 megabits por segundo"

Actualmente, os dois gigantes de Sillicon Valley estão a investir na construção de infra-estruturas de Internet em áreas onde acreditam ter o maior potencial de crescimento. O Google também anunciou um plano de investimento de 10 mil milhões de dólares no ano passado. Este último deverá ajudar a Índia a avançar no seu processo de digitalização nos próximos 5 a 7 anos.

A África também terá Internet

Para além disto, soubemos que o Facebook está a construir um enorme cabo submarino em África. Uma vez concluído, será capaz de colocar os mais dos 1,3 mil milhões de habitantes do continente online.

Relacionado:  EUA estão confusos em relação à Honor - banir ou não

Como seria de esperar, projectos desta magnitude precisam de parcerias. O Facebook faz parcerias com operadoras como a China Mobile, MTN da África do Sul, Orange de França e Vodafone da Grã-Bretanha, bem como com operadores de rede locais no projecto, chamado 2Africa.

"2Africa é uma continuação dos nossos esforços contínuos para expandir a infra-estrutura da rede global", disse o Facebook. "Temos colaborado com parceiros em todo o mundo na construção de vários cabos submarinos de fibra óptica que lideram a indústria em termos de alcance, capacidade, e flexibilidade".

Google e Facebook estão a construir um Cabo Submarino para Ligar o Japão e o Sudeste Asiático 2

Além disso, o Facebook é um dos pioneiros e investidores. A Alcatel Submarine Networks, fornecedora de sistemas de cabo da Nokia, é responsável pelo trabalho. O novo sistema de cabos submarinos terá 37.000 quilómetros de comprimento. Como afirma o Facebook, o cabo será "quase igual à circunferência da Terra"

Nenhuma das partes revelou quaisquer detalhes de investimento. Mas sabemos que estes cabos submarinos irão interligar 23 países em África, no Médio Oriente e na Europa. O Facebook afirma que irá "fornecer quase três vezes a capacidade total da rede de todos os cabos submarinos que servem actualmente África"

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!