Android Geek
O maior site de Android em Português

Google Camera v5.3 disponivel com Android P Developer Preview 4

O Android P Developer Preview 4, já se encontra disponível e como é habitual, existe uma lista de aplicações atualizadas, sendo o Google Camera v5.3 uma delas.

O Android P Developer Preview 4, já se encontra disponível e como é habitual, existe uma lista de aplicações atualizadas, sendo o Google Camera v5.3 uma delas.

A atualização mais recente do Google Camera não parece incluir alterações significativas, mas surgiram alguns índicíos sobre possíveis novos recursos, incluindo o muito aguardado suporte RAW, uma forma de corrigir as caras que fiquem desfocadas pela lente grande angular da câmara, e uma configuração automática do frame rate.

Bem, vamos separar os tópicos, e tentar analisar separadamente cada um deles.

Fotografar em RAW + JPEG

Vamos começar, por referir que este suposto update não é novidade, há dois anos atrás, houve uma tentativa de implementar a gravação em RAW na Google Camera v3.2, mas isso nunca se concretizou.

Segundo a equipa do Androidpolice da última vez, o suporte RAW tinha sido mencionado na apk da aplicação como 'experimental' e só tinha texto para um único título e descrição. Desta vez, é possível ver uma descrição de como configurar, e não há sinal de que seja experimental ou destinado apenas a programadores.

Existe até um texto designado como "tutorial" que explica que o RAW salva como um arquivo DNG,o que sugere o uso de um editor de fotografia adequado que entenda o formato, e que o disparo em RAW irá consumir mais espaço de armazenamento. É possível que os programadores tenham concluído que não valia a pena suportar o RAW na aplicação da Câmara do Google há dois anos, ou talvez houvesse receios de usabilidade associadas ao espaço de armazenamento.

 

Distorção de grande angular nas caras


Praticamente todas as câmaras de smartphone são projetadas com uma lente com um ângulo relativamente amplo. Se o objeto em foco a ser fotografado, forem pessoas, e se estiverem razoavelmente perto do centro, irão obter um resulto decente. No entanto, se fizermos o enquadramento da foto com as pessoas mais centradas nas laterais, a lente irá distorcê-las, de forma a corrigir isso, a Google está adicionar um recurso para corrigir esse efeito.

 

Frame rate automático para vídeo

Esta é interessante, parece que a Google pretende adicionar uma configuração "auto" ao seu seleccionador do frame rate do vídeo. De um modo geral, as taxas de frames dos vídeo devem ser determinadas pelo tipo de aparência que o utilizador pretenda atribuir ao vídeo ou com base no que pretender fazer na edição.

Frames mais elevados, por exemplo são úteis se pretendem abrandar o vídeo e criar aquele efeito de slow motion, o oposto com menos frames, parecem criar efeitos mais naturais, devido ao motion blur.

A partir do momento que deixamos essa decisão para o software, os resultados obtidos podem ser questionáveis, no entanto, para quem não tem prática na edição cinematográfica, mas gosta de dar aquele efeito aos seus vídeos, e não tem experiência para tal, pode fazer algum sentido.

Um framerate automático pode permitir que o telefone escolha uma velocidade que obtenha a melhor exposição, especialmente em ambientes extremamente claros ou escuros.

Caso queiram experimentar fiquem com o link, cortesia da equipa do AndroidPolice, o APK é assinado pelo Google e atualiza a sua aplicação atual. A assinatura criptográfica garante que o arquivo é seguro para instalar e não foi violado de forma alguma.

 

 

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
Fonte Androidpolice

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link