Google Assistant espreita os nossos contatos por uma boa razão

Segundo o Android Police, na sua última actualização, o assistente incorpora um novo cartão que recolhe informações relevantes sobre os nossos contactos: que relação têm connosco, a sua data de nascimento, morada, e até como pronunciar o seu nome.

Não há dúvida de que o Google Assistant é uma das funções mais úteis do Android. A sua extensa lista de comandos tornou-o um dos assistentes pessoais mais utilizados em toda a paisagem móvel; para muitos utilizadores já é indispensável para interagir com os seus terminais.

Google Assistant espreita os nossos contatos por uma boa razão 1

Segundo o Android Police, na sua última actualização, o assistente incorpora um novo cartão que recolhe informações relevantes sobre os nossos contactos: que relação têm connosco, a sua data de nascimento, morada, e até como pronunciar o seu nome.

A intenção é simplificar os comandos de voz

Embora possa parecer uma medida invasiva à primeira vista, a Google tomou este caminho com a intenção de tomar menos medidas para utilizar comandos de voz. É verdade que até agora podíamos chamar alguém usando o seu nome armazenado no terminal, mas se por exemplo disséssemos “chamar a minha namorada”, o assistente não sabia quem era.

Para que o comando de voz funcione, deixará de ser necessário acrescentar manualmente as relações de contacto. As barreiras que nos permitiram controlar dispositivos com linguagem natural há muito que foram superadas, mas o Google planeia eliminá-las por completo.

Google Assistant espreita os nossos contatos por uma boa razão 2

Parece que esta nova característica não se encontra no período de testes, mas já está a ser amplamente divulgada. Se actualizar a aplicação Google Contacts, deverá ver uma notificação flutuante na parte inferior do ecrã, informando-o de que o assistente foi agora integrado na aplicação.

Agora, a partir dos nossos contactos, podemos aceder directamente às suas associações connosco. Podemos até acrescentar associações manualmente, se necessário. Podemos até criar grupos familiares que estão ligados à nossa conta Google.

É claro que estas melhorias são um grande passo em frente quando se trata de fazer chamadas utilizando comandos de voz. Esperamos que o Google acrescente mais funcionalidades ao novo cartão no futuro.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!