Galaxy S22. Snapdragon VS Exynos? Parece que não interessa

A Samsung confirmou e nós já sabíamos que a série Galaxy S22 estará disponível em duas variantes, uma com um chip Exynos e outra com um chip Snapdragon. Os testes de referência mostraram que o desempenho destes dois chips é quase idêntico, pelo que não há necessidade de se preocuparem com a versão que está disponível no local onde se encontram. É possível que o chip Exynos seja um pouco mais eficiente em termos de energia, mas, para além disso, não existe uma diferença significativa.

A Samsung confirmou e nós já sabíamos que a série Galaxy S22 estará disponível em duas variantes, uma com um chip Exynos e outra com um chip Snapdragon. Os testes de referência mostraram que o desempenho destes dois chips é quase idêntico, pelo que não há necessidade de se preocuparem com a versão que está disponível no local onde se encontram. É possível que o chip Exynos seja um pouco mais eficiente em termos de energia, mas, para além disso, não existe uma diferença significativa. Vamos ver as comparações.

A série Galaxy S22 irá, de facto, ser distribuída na Europa com o seu mais recente chipset Exynos 2200. Ao contrário de rumores anteriores de que o processador estaria a enfrentar atrasos de produção, esta última informação confirma que a Samsung enviará de facto o telefone com este chip na Europa.

Galaxy S22. Snapdragon VS Exynos? Parece que não interessa 1

Enquanto o chipset Snapdragon 8 Gen 1 que será utilizado pela Samsung para o mercado americano é robusto e apresenta uma experiência de alta qualidade já comprovada, os modelos Exynos 2200 terão o seu próprio encanto, principalmente devido ao facto de este ser o primeiro chipset móvel com arquitectura gráfica da AMD.

A AMD acabou de anunciar ganhos historicamente elevados para o ano fiscal de 2021, pelo que a sua primeira incursão no domínio dos telefones está a correr muito bem.

No entanto, não temos de esperar até à data de lançamento do Galaxy S22 Ultra em fevereiro para conhecer a pontuação de desempenho do subsistema gráfico móvel AMD. O modelo com o processador Exynos 2200 já foi testado no GeekBench.

Galaxy S22. Snapdragon VS Exynos? Parece que não interessa 2

Galaxy S22 Ultra Exynos 2022 em teste

O modelo SM-S908B foi visto na base de dados Geekbench 5 não é outro senão a edição global S22 Ultra com o chipset Exynos 2200. Comparado com a pontuação mais alta da versão SM-S908U (o S22 Ultra com Snapdragon 8) que lá pudemos encontrar.

S22 Ultra Exynos vs Snapdragon model benchmark scores - The Galaxy S22 Ultra Exynos and Snapdragon models' performance to be nearly identical

S22 Ultra Exynos vs Snapdragon benchmark

O Exynos 2200 vs Snapdragon 8 Gen 1, que anteriormente tinha sido revelado, mostrava o chipset da Samsung a ser batido pela Qualcomm, mas estas pontuações mais recentes que assumimos seriam as unidades finais do Galaxy S22 Ultra, colocando ambos os processadores em pé de igualdade.

Como podem ver na imagem acima, as pontuações de referência do S22 Ultra com Exynos 2200 e do Snapdragon 8 Gen 1 são quase idênticas, sugerindo que não vai correr mal com o S22 Ultra, independentemente do chipset com que a Samsung o lança no nosso mercado.

Veremos que resultados de teste de referência iremos conseguir quando deitarmos as mãos aos modelos Exynos Galaxy S22 muito em breve.

Além disso, o Geekbench 5 está principalmente focado no desempenho da CPU. Queremos comparar o subsistema gráfico para ver como a GPU AMD móvel com a arquitectura RDNA2 resiste ao escrutínio contra as GPUs Adreno mais estabelecidas da Qualcomm. Aqui estão todos os detalhes sobre os processadores Samsung Exynos 2200 e Snapdragon 8 Gen 1 na série Galaxy S22.

Samsung Exynos 2200 vs Snapdragon 8 Gen 1 especificações e características

As novas características mais importantes do Exynos 2200 que podem ser encontradas nos modelos Galaxy S22:

  • Primeiro rastreio acelerado por hardware (RT) e o sombreamento de taxa variável (VRS) num chipset móvel.
  • Samsung Xclipse GPU baseado em AMD’s RDNA 2
  • Método de Produção EUV da Samsung de 4nm
  • 10 Gigabit 5G modem sub-6GHz e conectividade mmWave
  • [email protected] Taxa de atualização, resolução de exibição e suporte.

Aqui estão as novidades mais importantes do Snapdragon 8 Gen 1:

  • X65 5G modem com 10 Gigabit de velocidade de download
  • Primeiro processador de sinal de imagem de 18 bits para telemóvel
  • Primeira captura de vídeo 8K HDR10+ para telemóvel
  • Mega captura em luz baixa tira 30 imagens e funde as melhores partes numa só fotografia.
  • Always-On ISP para desbloqueio facial mais rápido
  • 7th Gen Qualcomm AI Engine para análise de voz e Leica Leitz Look bokeh filters.
  • Características de áudio Bluetooth de baixo consumo, como transmissão, gravação estéreo e canal de voz para jogos.
  • A primeira plataforma com suporte do Android Ready Secure Element é o novo padrão para chaves digitais do carro ou cartas de condução.
  • Quanto à forma como o novo Exynos 2200 se empilha contra o seu concorrente directo Snapdragon 8 Gen 1, o Exynos 2100 do ano passado no S21 Ultra, e o monstro A15 da Apple no iPhone 13, aqui está uma rápida comparação das suas especificações e características.

Como pode ver, a Qualcomm e a Samsung não estão a brincar em serviço, e oferecem algumas características únicas de conectividade 5G e outras características que a Apple terá de correr atrás quando o seu processador A16 da próxima geração chegar ao iPhone 14 no Outono de 2022. Este também está a ser feito no processo de 4nm, mas até lá o Exynos 2200 e o Snapdragon 8 Gen 1 podem continuar a ser os reis da conectividade para a era 5G.

O Xclipse 920 GPU baseado em AMD do Exynos 2200 brilha em pontos de referência em comparação com o Adreno 730 no Snapdragon 8 Gen 1, mas o Ray Tracing e o sombreamento de taxa variável suportam mais do que compensam as pontuações sintéticas. Além disso, suporta visualizações de 4K de resolução com até 120Hz de taxa de refrescamento, enquanto que o Snapdragon 8 se contenta com suporte de refrescamento de 60Hz apenas com essa resolução.

Parece que a Qualcomm e a Samsung são os principais fornecedores de conectividade 5G, com os seus processadores Snapdragon 8 Gen 1 e Exynos 2200, respectivamente. A Apple deverá lançar o seu próprio processador A16 no Outono de 2022 que irá competir com estas ofertas, mas por agora estes são os de topo. Não deixe de estar atento ao AndroidGeek para todas as últimas novidades tecnológicas!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!