Find My Device do Google poderá em breve encontrar dispositivos Android desligados

A Google compreende a sua preocupação e decidiu combinar a funcionalidade Encontrar o Meu Dispositivo com a aplicação Encontrar o Meu Dispositivo da Apple. Isto significa que em breve, os dispositivos Android poderão formar uma rede massiva para ajudar a localizar dispositivos Android perdidos ou roubados – mesmo que não estejam ao alcance de Wi-Fi ou Bluetooth ou até mesmo desligados!

É um orgulhoso proprietário de um aparelho Android? Alguma vez se preocupou com a segurança do seu aparelho quando se perde ou é roubado? A Google compreende a sua preocupação e decidiu combinar a funcionalidade Encontrar o Meu Dispositivo com a aplicação Encontrar o Meu Dispositivo da Apple. Isto significa que em breve, os dispositivos Android poderão formar uma rede massiva para ajudar a localizar dispositivos Android perdidos ou roubados – mesmo que não estejam ao alcance de Wi-Fi ou Bluetooth ou até mesmo desligados!

Este novo sistema oferecerá aos utilizadores um controlo sem precedentes sobre as suas engenhocas perdidas. A rede está concebida para que, quando um dispositivo é desligado, ainda possa ser rastreado. Além disso, o sistema não requer capacidades GPS enquanto utiliza a tecnologia Bluetooth Low Energy para criar ligações bidireccionais e unidireccionais entre dispositivos activados nas proximidades.

Find My Device do Google poderá em breve encontrar dispositivos Android desligados 1

E não fica por aí; a Google também planeia fornecer camadas adicionais de segurança para a segurança dos dados dos utilizadores através da assinatura criptográfica dos dados enviados através da sua rede para autenticação.

O Google está empenhado em garantir que nunca mais terá de se preocupar em perder o seu precioso dispositivo. Com esta versão melhorada do serviço Find My Device, pode ficar descansado sabendo que será capaz de encontrar o seu adorado aparelho, aconteça o que acontecer!

Em Junho de 2021, um relatório dizia que a Google procurava aumentar as capacidades da sua funcionalidade Find My Device, levando-a ao mesmo nível que a rede Find My da Apple. Esta última pode localizar unidades iPhone perdidas ou roubadas, tablets iPad, Macs, e localizadores AirTag, mesmo que estejam fora do alcance Wi-Fi e Bluetooth. Raios, a rede Find My irá encontrar estes dispositivos mesmo que estejam desligados!

Em breve, os dispositivos Android em todo o mundo poderão formar uma rede para ajudar a encontrar dispositivos Android ou Wear OS perdidos ou roubados.

O Google’s Find My Device apenas rastreia telefones que tenham sido registados na sua conta Google. A plataforma também não pode ajudar outros a encontrar os seus dispositivos perdidos ou roubados. No entanto, a Google continua a trabalhar para expandir as capacidades da sua funcionalidade Encontrar o Meu Dispositivo.

O Google lançou pistas para a actualização da Play Store de Dezembro de 2022(via Android Police) que incluem a seguinte menção: “Find My Device suporta agora relatórios encriptados de última localização conhecida para dispositivos Android, utilizando uma nova estrutura centrada na privacidade”

Find My Device do Google poderá em breve encontrar dispositivos Android desligados 2

O Google revelou que a funcionalidade Encontrar o Meu Dispositivo poderá em breve ser actualizada

Isto poderia indicar que o Google está a trabalhar para permitir que a Find My Device rastreie dispositivos Android que foram perdidos ou roubados, mesmo sem uma ligação à Internet. Com uma rede Find My Device actualizada, os serviços de localização de outros dispositivos Android poderiam ajudar a encontrar os aparelhos desaparecidos de outros utilizadores Android. Uma vez que a informação seria encriptada, apenas o proprietário do dispositivo “descoberto” saberia onde ele se encontra. Esta rede poderia também ser utilizada para ajudar a encontrar dispositivos Wear OS.

Com mais de 3 mil milhões de dispositivos Android a flutuar em todo o mundo, uma rede Find My Device poderia potencialmente cobrir uma grande quantidade de terreno. Se isto soa familiar, é assim que a rede Find My da Apple funciona; a própria Apple diz: “A rede Find My é uma rede anónima encriptada de centenas de milhões de dispositivos Apple que podem ajudá-lo a localizar o seu dispositivo ou item” É o grande número de dispositivos activos da Apple e a encriptação que faz com que a rede Find My funcione.

Não houve nenhum anúncio oficial sobre a actualização do Find My Device e não temos ideia de quando a funcionalidade será lançada. Isto seria um grande negócio para os utilizadores de Android e deveria merecer algum tipo de anúncio da empresa.

Para ver qual a versão da aplicação Android da Google que o seu telefone está a utilizar, abra a aplicação Play Store e toque na imagem do perfil no lado direito da barra de pesquisa na parte superior do ecrã. A partir do menu para onde é levado, prima Definições > Acerca e verá o número da versão da Play Store perto da parte inferior do ecrã. Verá também um link verde que diz “Update Play Store” (Actualizar Play Store) Toque nele e a Play Store será actualizada, ou verá uma mensagem que diz que o seu telefone já tem a versão mais recente do software.

Em conclusão, é evidente que uma rede Find My Device actualizada seria uma grande adição à plataforma Android. No entanto, ainda não há nenhum anúncio oficial do Google relativamente a tal recurso. Isto torna importante manter-se a par de todas as notícias e fugas relacionadas com a tecnologia, para que possa ter acesso à informação mais fiável sobre os próximos projectos do Google. Nós aqui no AndroidGeek dedicamo-nos a fornecer aos nossos leitores as últimas actualizações sobre novas tecnologias e produtos, logo que estes estejam disponíveis. A nossa experiente equipa trabalha diligentemente para assegurar que os nossos leitores estejam sempre actualizados sobre quaisquer desenvolvimentos – como, por exemplo, quando o Google vai lançar a sua rede renovada Find My Device! Com as nossas fontes fiáveis, análises detalhadas e actualizações atempadas, pode sempre contar connosco aqui no AndroidGeek para todas as suas necessidades de notícias tecnológicas!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!