Fim do Modo de Avião? Passageiros na UE poderão em breve usar o smartphone a 100%

Por isso, os passageiros em voos de longo curso sofreram problemas e foram obrigados a pagar taxas exorbitantes para utilizar o serviço Wi-Fi. No entanto, graças ao desenvolvimento de novas tecnologias, as orientações estão a ser gradualmente atualizadas.

As viagens aéreas estão prestes a entrar numa nova era. Devem saber que o uso de telemóveis durante o voo foi severamente restringido até há pouco tempo. A tripulação e os passageiros foram obrigados a colocar os seus dispositivos eletrónicos em modo avião ou a desligá-los totalmente.

Por isso, os passageiros em voos de longo curso sofreram problemas e foram obrigados a pagar taxas exorbitantes para utilizar o serviço Wi-Fi. No entanto, graças ao desenvolvimento de novas tecnologias, as orientações estão a ser gradualmente atualizadas. Num futuro próximo, os passageiros que voem dentro da União Europeia (UE) poderão utilizar plenamente os seus dispositivos móveis durante o voo.

Fim do Modo de Avião? Passageiros na UE poderão em breve usar o smartphone a 100% 1

O que vai acontecer com o Modo de Avião?

Em 2008, a Comissão europeia designou determinadas bandas de frequência exclusivamente para aeronaves e autorizou certos serviços a fornecer acesso à Internet aos passageiros enquanto estavam no ar. Infelizmente, não só este serviço é dolorosamente lento, como também cobra taxas excessivas. Os passageiros não tiveram escolha a não ser mudar os seus dispositivos para o modo avião porque era a única opção disponível.

Dito isto, as orientações foram alteradas. Nos países que fazem parte da União Europeia, os passageiros dos aviões deixarão de ser obrigados a colocar os seus dispositivos móveis em modo de avião.

Fim do Modo de Avião? Passageiros na UE poderão em breve usar o smartphone a 100% 2

A regra do “modo avião” deixará de ser aplicada, de acordo com um anúncio feito pela Comissão Europeia. O dia 30 de junho de 2023 serve como prazo para os Estados-membros disponibilizarem as bandas de frequência 5G para utilização por aeronaves. As pessoas poderão usar todas as funcionalidades dos seus telemóveis durante o voo, incluindo fazer chamadas e usar aplicações intensivas de dados que transmitem música e vídeo.

De acordo com a Comissão Europeia, o novo sistema terá a capacidade de utilizar as velocidades de descarregamento significativamente aumentadas disponibilizadas pelo 5G, que podem ser superiores a 100 Mbps.

Fim do Modo de Avião? Passageiros na UE poderão em breve usar o smartphone a 100% 3

“Havia uma preocupação de que pudessem interferir com os sistemas automáticos de controlo de voo”, disse Dai Whittingham, presidente executivo do Comité de Segurança de Voo do Reino Unido. O que ficou claro ao longo de anos de experiência é que o potencial de interferência é extremamente baixo. Sempre que estavam em voo, foi sempre recomendado vivamente que todos os dispositivos eletrónicos sejam transferidos para o modo avião.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!