Android Geek
O maior site de Android em Português

FIFA 21 vs PES 2021: Qual a melhor opção?

A série FIFA da EA Sports e Pro Evolution Soccer da Konami estão entre os mais vendidos do mundo dos videojogos, sendo que o FIFA se tem destacado face ao seu homólogo ao longo da última década. Todos os anos, no período que antecede o Natal, os jogadores antecipam inevitavelmente quais os novos videojogos que gostariam de ter e há um dilema recorrente que tem que ser ponderado pelos fãs de futebol:

Se não têm a certeza de qual destes dois míticos jogos escolher, vamos neste artigo dar uma vista de olhos no que esperar de ambos os títulos de videojogos mais populares de futebol. 

FIFA 21 vs PES 2021: Qual a melhor opção? 1

A série FIFA da EA Sports e Pro Evolution Soccer da Konami estão entre os mais vendidos do mundo dos videojogos, sendo que o FIFA se tem destacado face ao seu homólogo ao longo da última década.

Todos os anos, no período que antecede o Natal, os jogadores antecipam inevitavelmente quais os novos videojogos que gostariam de ter e há um dilema recorrente que tem que ser ponderado pelos fãs de futebol: FIFA ou PES?

As melhorias feitas no alcance do PES nas últimas temporadas ajudaram a reconquistar jogadores anteriormente leais que optaram por mudar do FIFA, embora haja fanáticos que não suportam um ou outro.

Se estão dispostos a experimentar FIFA ou PES novamente, para ajudar a comparar, vamos dar uma vista de olhos nos próximos jogos - FIFA 21 e PES 2021 - para vos dar uma ideia do que podem esperar de ambos.

FIFA 21 vs PES 2021: qual terá as melhores características?

FIFA e PES continuarão com os recursos de jogo que até agora lhes trouxeram sucesso, como Ultimate Team e Modo Carreira do FIFA e MyClub e Liga Master do PES.

Naturalmente, qualquer novo título tem que trazer novidades para tornar a oferta mais apelativa para os utilizadores - com base no feedback dos jogadores, na opinião popular e nas ideias dos próprios programadores.

Embora o PES tenha versões semelhantes do modo Ultimate Team e Carreira do FIFA, ele não tem um modo de futebol de rua ou de salão, como o FIFA.

Este modo não foi o sucesso retumbante que a EA Sports poderia ter imaginado, mas tem adeptos e deu à FIFA uma dinâmica adicional que estava ausente no PES.

O PES 2021 terá, no entanto, o Euro 2021, preparado para lançar na estreia da nova versão.

Curiosamente, embora a Konami tenha conseguido conquistar os direitos do Campeonato da Europa da UEFA, ela não terá a Liga dos Campeões (ou Liga Europa) Depois da EA Sports fechar um contrato com a UEFA em 2018.

FIFA 21 vs PES 2021: qual terá melhor licenciamento?

A série FIFA da EA Sports há muito que apresenta uma seleção superior de equipas totalmente licenciadas do que o PES da Konami e esse será sem dúvida o caso quando os novos títulos forem lançados.

O FIFA 20, por exemplo, tem mais de 700 equipas licenciadas em 37 ligas, onde se inclui a UEFA Champions League, enquanto  o PES 2020 tem 19 ligas totalmente licenciadas (de 24) e apenas uma mão cheia de clubes totalmente licenciados na Premier League e La Liga.

FIFA 21 vs PES 2021: Qual a melhor opção? 2

No passado, vimos o puro absurdo dos nomes falsos de equipas no PES - Man Red ou MD White Alguém se lembra? - contribuiu para o o seu status de culto entre os jogadores, mas a Konami trabalhou para garantir uma série considerável de acordos de licenciamento com ligas de destaque, nos últimos cinco anos.

Algumas das parcerias notáveis ​​para o PES 2021 incluem Barcelona, Manchester United e Juventus, que assinou um acordo exclusivo com a Konami que resultou na EA Sports a ser forçada a renomeá-los 'Piedmont Football' no FIFA 20 e no FIFA 21.

O objectivo dos programadores é transpor as emoções do futebol real que tanto dinheiro rendem aos sites de apostas online

FIFA 21 vs PES 2021: qual terá melhores gráficos?

Os gráficos no FIFA e PES são de altíssima qualidade, com ambos os conjuntos de programadores a apostar em abordagens semelhantes em termos de imagens construída digitalmente para enriquecer os efeitos visuais dos jogos.

FIFA 21 vs PES 2021: Qual a melhor opção? 3

Esperem ver versões incrivelmente detalhadas dos melhores jogadores do mundo, onde se inclui como eles se movimentam, bem como a sua aparência, e os maiores detalhes dos estádios em que os jogos são disputados.

Com os jogos agendados para serem lançados para as consolas de próxima geração como a PS5 e o Xbox Series X, há muita expectativa de que os gráficos em FIFA 21 e PES 2021 sejam muito melhores do que os seus predecessores.

A Konami tem usado o mecanismo da Fox nos seus últimos sete títulos PES e mudará para o Unreal Engine 5 para as consolas de nona geração. A EA Sports tem usado o motor Frostbite 3 nos seus últimos quatro títulos.

FIFA 21 vs PES 2021: qual terá melhor jogabilidade?

Quando falamos de qual a jogabilidade é melhor, geralmente é uma questão de preferência. No entanto, é verdade que a série PES há muito que é elogiada por o seu foco no realismo.

Por outro lado, o FIFA foi descrito como "arcade" em termos de estilo de jogo, embora isso não seja necessariamente mau. Na verdade, parece que a jogabilidade do FIFA agrada a um número maior de pessoas, a julgar pelos números superiores de vendas do jogo.

Como mencionado, há especulação de que a Konami tentará lançar o PES 2021 com um novo motor de jogo em consolas de última geração, que, embora teoricamente traga melhorias de jogabilidade, também traz riscos de bugs.

FIFA 21 vs PES 2021: qual será mais barato?

Jogos* Preço do Reino Unido Preço dos EUA
FIFA 21 £ 59,99 $ 59,99
PES 2021 £ 24,99 $ 29,99

* Preços da edição padrão

Em termos de preço, o PES 2021 custa metade do preço do FIFA 21, o que pode levar os jogadores a optar pelo título da Konami.

A edição padrão do PES 2021 custa £ 24,99 no Reino Unido ou US $ 29,99 nos Estados Unidos. Em contraste, a edição standard do FIFA 21 custará £ 59,99 no Reino Unido e US $ 59,99 nos EUA.

Os jogos da edição de clube do PES 2021 (para jogadores como Manchester United e Barcelona) custam £ 29,99 no Reino Unido e $ 34,99 nos EUA.

No entanto, é consideravelmente mais barato do que os preços do FIFA 21. Na verdade, o custo das edições Champions e Ultimate do jogo EA Sports são mais caras novamente.

A edição Champions custa £ 79,99 no Reino Unido e $ 79,99 nos EUA, a edição Ultimate custa £ 89,99 ou $ 99,99.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!