Facebook, Instagram e Whatsapp com problemas técnicos

Os utilizadores não puderam aceder aos serviços devido à instabilidade e, em vez disso, receberam uma página em branco.

Os serviços do Facebook, incluindo o site de redes sociais Facebook, Instagram, e WhatsApp, falharam no início da tarde de segunda-feira (4) e eram inacessíveis para muitas pessoas em todo o mundo. Os utilizadores não puderam aceder aos serviços devido à instabilidade e, em vez disso, receberam uma página em branco.

Facebook, Instagram e Whatsapp com problemas técnicos 1

O website Down Detector, que reconhece os momentos em que estas falhas acontecem graças ao forte fluxo de utilizadores que procuram se um serviço está em baixo, confirma a instabilidade. O pico das queixas acontece a partir da tarde de 04/10/2021.

Facebook, Instagram e Whatsapp com problemas técnicos 2

Uma pesquisa rápida no Twitter mostra que o problema era generalizado. Vários utilizadores queixaram-se de que todos os serviços do Facebook falharam ao mesmo tempo. O bug afecta utilizadores em todo o mundo, o que pode ser verificado pela diversidade de línguas utilizadas para reclamar da instabilidade.

 

Facebook, Instagram e Whatsapp com problemas técnicos 3

As três aplicações – que são todas propriedade do Facebook, e funcionam em infra-estruturas partilhadas – todas deixaram completamente de funcionar pouco antes das 17 horas. Outros produtos que fazem parte da mesma família de aplicações, tais como o Facebook Workplace, também deixaram de funcionar.

Os visitantes do site do Facebook viram simplesmente uma página de erro ou uma mensagem que o seu navegador não conseguiu ligar. As aplicações WhatsApp e Instagram continuaram a funcionar, mas não mostraram novos conteúdos, incluindo quaisquer mensagens enviadas ou recebidas.

As falhas do Facebook acontecem relativamente raramente, mas tendem a ser vastas no seu impacto, sobretudo porque afetam três das maiores aplicações do mundo.

A empresa é frequentemente enigmática quanto às causas de quaisquer problemas, e não tende a explicá-las mesmo depois de serem corrigidas. Em 2019, por exemplo, sofreu a sua maior paragem em anos – e disseram apenas que tinha “surgidoum problema” durante “operações de manutenção de rotina”.

Numa transcrição publicada no The Verge em 2019, o CEO Mark Zuckerberg observa que as interrupções são um “um problema”. Quaisquer dificuldades no acesso podem muitas vezes levar as pessoas a começar a utilizar concorrentes, e notou que pode levar “meses” para reconquistar a confiança e fazer com que as pessoas regressem às plataformas do Facebook – se é que regressam de todo.

EM ATUALIZAÇÃO

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!