Android Geek
O maior site de Android em Português

E se o Facebook estiver a esconder informação importante?

E se o Facebook filtra-se a informação que nos chega? Levando a que estejamos a “perder” tentativas de contacto mais ou menos importantes?

E se o Facebook filtra-se a informação que nos chega? Levando a que estejamos a “perder” tentativas de contacto mais ou menos importantes?

Desde Outubro de 2015 que o Facebook decidiu descontinuar a caixa de mensagens “outros”, em contrapartida criou a secção “solicitações” de contacto. Pelos vistos essa ferramenta, que até era bem vista pelos utilizadores, poderá na realidade já lhe ter prejudicado sem se ter apercebido.

Acontece que, para enviar notificações de solicitações sem atrapalhar muito, o próprio Facebook passou a filtrar mensagens que imagina serem indesejáveis, segundo o grau de distância dos utilizadores. Mensagens que não passam no funil simplesmente não são apresentadas ao utilizador.

FB-Messaging-Blog-Image.jpg
Facebook

O problema é que o algoritmo de filtragem não é tão inteligente quanto deveria e parecia ser.

Embora grande parte das vezes essa ferramenta cumpra a função de proteger os utilizadores de mensagens indesejadas, vários utilizadores um pouco por todo o planeta reclamam de eventualmente não ter acesso a mensagens que na realidade são importantes. Um grande exemplo disso é a utilizadora que podemos ver abaixo que publicou no twitter a informação que teria perdido o passaporte e a hipóteses de reavê-lo por esse mesmo “crivo” do Facebook:

Alem deste caso, existem milhares outras situações pelas redes sociais a relatar casos de mensagens muito importantes que nunca lhes chegaram, e que lhes eram realmente muito importantes.
O acumular de situação reportadas deixou o Facebook numa posição muito delicada, já que a filtragem tinha a intenção de justamente impedir que coisas importantes passassem em branco pelos utilizadores. Ao mesmo tempo, é difícil dizer que existe uma maneira de melhorar essa filtragem a ponto de saber se um completo desconhecido, sem relação alguma com quem ele tenta contactar, tem intenção de mandar uma mensagem de spam ou de te avisar de algo realmente importante.

Infelizmente não existe modo de desligar essa filtragem e ativar as notificações para este tipo de mensagem. Mas o que a grande maioria dos utilizadores ainda não sabe é que, juntamente com as solicitações de mensagens, que são notificadas, o Facebook lançou uma terceira categoria, que esta acessível unicamente via facebook Messenger no smartphone/tablet, e nela poderemos ter acesso ás solicitações de mensagens filtradas.

Para aceder a essas mensagens, basta:

  1.  Abrir a aplicação do Facebook Messenger;
  2. Aceder ás configurações (canto superior direito);
  3. Selecionar o separador “Pessoas”;
  4. “Pedidos de mensagens”;
  5. Em baixo de todas as mensagens que aí tenha, tem a opção de “Ver pedidos filtrados”.

 

Surpreso? Eu também fiquei… só lá tinha quase 140 mensagens. 🙁

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link