Android Geek
O maior site de Android em Português

FaceApp Challenge o que dizem os especialistas da Kaspersky?

No último fim-de-semana, a aplicação FaceApp voltou a circular nas redes sociais após o lançamento gratuito do filtro “gender swap” (mudança de género). A novidade gerou, inclusive, a criação do hashtag “faceappchallenge” e recebeu centenas de milhares de partilhas no Facebook e no Instagram. Com isso, também regressaram as incertezas sobre a segurança da app de reconhecimento facial e os riscos inerentes à partilha dessas informações no que diz respeito à privacidade.

Fabio Assolini, Investigador Sénior de Segurança da Kaspersky, comenta:

“A app não contém nenhum elemento malicioso. No entanto, pelo facto de o reconhecimento facial ser uma tecnologia utilizada principalmente para a autenticação de palavras-passe, os utilizadores devem ter bastante cuidado ao partilharem a sua imagem com terceiros. Devemos encarar estas novas formas de autenticação como se fossem palavras-passe, uma vez que qualquer sistema de reconhecimento facial acessível a todos pode acabar por ser utilizado tanto para o bem, como para o mal”.

FaceApp Challenge o que dizem os especialistas da Kaspersky? 1

De acordo com Fabio Assolini, as empresas detentoras destas apps podem facilitar ou vender essas imagens a empresas que utilizam Inteligência Artificial para realizar modificações a partir do reconhecimento facial. "Além disso, é preciso ter consciência que esses dados estão armazenados em servidores de terceiros e que também podem ser roubados por cibercriminosos e utilizados para a falsificação de identidades", acrescenta.

Desta forma, o analista da Kaspersky recomenda que, caso queiram desfrutar das ferramentas da app, os utilizadores devem manter-se atentos à segurança da app e descarregá-la apenas de lojas oficiais. Fabio Assolini sublinha também a importância da leitura dos termos de privacidade de todas as apps para ter conhecimento das informações que são solicitadas. "Muitos utilizadores não leem estes termos e esquecem-se de pensar de que forma é que os seus dados podem ser utilizados", conclui.

Ao fazer download de aplicações, a Kaspersky recomenda aos utilizadores:

Relacionado:  Quanto custaria o Oppo X 2021 com ecrã rolável? Oppo fala sobre isso e sobre os desafios deste telefone conceito
  • Ter a certeza de que a aplicação é de confiança e que está disponível nas lojas oficiais;
  • Ler os termos de privacidade para perceber que informações são solicitadas;
  • Encarar o reconhecimento facial como uma palavra-passe – não utilizar este método em todo o lado;
  • Verificar sempre que permissões são solicitadas, como o login associado a uma conta existente em determinada rede social.
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!