Elon Musk alertado pelas autoridades da UE sobre a necessidade de cumprir o Digital Service Act

A última polémica envolve os recentes eventos em Israel. O tema é um ponto central para uma série de partilhas com desinformação, e atualmente não é desafiado no X. Por exemplo, imagens de jogos de vídeo estão ser usadas como notícias de última hora, e vídeos antigos da Síria estão a ser reciclados como novos apenas para obter visualizações e iniciar uma tendência.

X pode ser bloqueado na Europa devido ao incumprimento das regulamentações da UE

Você consegue imaginar um futuro na Europa sem o Twitter, uma das redes sociais mais populares do mundo? Atualmente conhecido como X, o serviço de rede social de Elon Musk poderá ser removido da Europa devido à incapacidade da empresa de lidar com as regulamentações em vigor. Recentemente, autoridades da União Europeia escreveram para Elon Musk para lembrá-lo das obrigações legais da sua empresa em relação ao Digital Service Act da Comissão Europeia. No entanto, uma pessoa próxima a Elon Musk afirma que ele preferiria bloquear o X em toda a região e tornar a aplicação indisponível para os europeus a cumprir as regras.

X está ser usado para espalhar desinformação – Elon Musk cumprirá o Digital Service Act da UE?

A última polémica envolve os recentes eventos em Israel. O tema é um ponto central para uma série de partilhas com desinformação, e atualmente não é desafiado no X. Por exemplo, imagens de jogos de vídeo estão ser usadas como notícias de última hora, e vídeos antigos da Síria estão a ser reciclados como novos apenas para obter visualizações e iniciar uma tendência.

O X não pode ser considerado uma fonte fiável de notícias devido à sua incapacidade de rever o conteúdo. Outras questões também estão relacionadas à forma como os utilizadores partilham conteúdo nas redes sociais. Em alguns casos, discursos de ódio antissemitas e posts que glorificam o terrorismo podem passar despercebidos pela plataforma. Além disso, Musk supostamente partilhou contas que espalham conteúdo racista e teorias da conspiração.

X

Pessoas familiarizadas com o assunto acreditam que, se Musk bloquear a Europa, o tráfego do site diminuirá cerca de 9%. Isso poderia ser um problema, já que o uso diário da rede já está supostamente 40% abaixo em algumas regiões desde que ele assumiu o controlo da rede social.

O que é o Digital Service Act da Comissão Europeia? Como isso afeta a rede social de Elon Musk

O Digital Service Act melhora significativamente os mecanismos para a remoção de conteúdo ilegal. Ele também tem como objetivo proteger efetivamente os utilizadores e seus direitos fundamentais online, incluindo a liberdade de expressão. O principal objetivo do DSA é promover ambientes online mais seguros. Com as novas regras, as plataformas online devem implementar maneiras de prevenir e remover postagens contendo bens, serviços ou conteúdos ilegais. Ao mesmo tempo, elas precisam fornecer aos utilizadores os meios para relatar esse tipo de conteúdo.

Vai gostar de saber:  Audi aposta no crescimento da sua linha de veículos híbridos plug-in

O DSA entrou em vigor em 25 de agosto de 2023, com gigantes do setor de tecnologia como o Google aderindo e cumprindo as regras. No entanto, o X não está a cumprir corretamente as novas regras.

Elon Musk alertado pelas autoridades da UE sobre a necessidade de cumprir o Digital Service Act 1
Crédito da imagem: Aurora

O que acontece se as plataformas não cumprirem?

Plataformas online que não cumprirem as regras do DSA podem receber multas de até 6% do seu faturamento global. Com o relatório a apontar que Musk não aceitaria tais regras, então a empresa poderia receber multas de até 6% do seu faturamento global. Considerando que a posição do Twitter não é a mais favorável em termos de receita, estas multas podem ser um problema. Também vale salientar que uma plataforma que continue a recusar-se a cumprir, enfrentaria uma suspensão temporária na UE.

Conclusão

Atualmente, o X continua a funcionar normalmente na Europa, mas a empresa ainda precisa tomar medidas sérias para cumprir o DSA da UE. Os reguladores estão a enviar lembretes, mas se a desinformação continuar a espalharse pela plataforma, os reguladores podem optar por ações drásticas. No momento, não há informações oficiais indicando que o X encerrará a suas operações na Europa. De qualquer forma, o simples relato indica que esse não é um cenário remoto.

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!