Android Geek
O maior site de Android em Português

E-commerce e a importância da utilização dos dados comportamentais

Em Portugal não é diferente. De acordo com o estudo Global Digital Report 2020 da We Are Social e da Hootsuite, 88% dos portugueses inquiridos procuraram um produto ou serviço online com intenção de o comprar tendo 65% efectivamente continuado com a compra.

Já não é surpresa para ninguém, o E-commerce tem experienciado um crescimento acelerado nível global. Em Portugal não é diferente. De acordo com o estudo Global Digital Report 2020 da We Are Social e da Hootsuite, 88% dos portugueses inquiridos procuraram um produto ou serviço online com intenção de o comprar tendo 65% efectivamente continuado com a compra. Da percentagem total de compras online, 43% afirmou tê-la feito via PC enquanto 33% concretizou a aquisição através de um dispositivo móvel.

Apesar de algumas ainda terem alguns desafios a ultrapassar, como alerta o estudo, a nível da otimização dos sites, nomeadamente para smartphones, dos pagamentos online (que veremos mais à frente), e de falhas a nível da logística, as lojas online portuguesas estão a multiplicar-se e a oferecer cada vez uma melhor experiência de compra aos clientes.

Estar mais próximo das necessidades dos seus clientes e perceber os seu gostos e hábitos antecipadamente é outro dos grandes desafios que se colocam às lojas de e-commerce. Compilar, analisar e interpretar os dados comportamentais do consumidor tornou-se fundamental para providenciar um serviço de maior qualidade e, com isso, potenciar as vendas.

Como realizar a análise para organizar o e-commerce de acordo com o perfil do consumidor?

Antes da análise propriamente dita, o comerciante deve saber que dado ou dados quer obter e em que é que essa informação irá contribuir para a alavancagem do seu negócio. Tudo deve ser feito de forma progressiva. Toda a análise deve ser registada para o progresso poder ser comparado ao longo do tempo e assim o comerciante conseguir prever o comportamento do cliente.

Informações como análise de quem compra, qual a frequência e valor monetário das compras podem ser adquiridas na própria plataforma de e-commerce. São dados que, quando agrupados em tabelas, permitem conhecer melhor os hábitos dos consumidores. É daí que nascem os clusters de clientes que ajudam a sinalizar os que trazem mais dinheiro para o negócio e a previsibilidade de compras futuras, pois é possível adaptar a loja de acordo com as mudanças de comportamentos do cliente.

Com esta informação, o comerciante consegue saber quantos clientes voltarão a comprar daqui a x meses e a receita que terá.

Receitas que, mais do que em qualquer outra altura, adquirem capital importância em alturas de saldos e promoções como a bem conhecida Black Friday. Os peritos avisam que na edição deste ano, a estratégia baseada em dados será peça fundamental para o sucesso de vendas.

Tudo aponta para que a Black Friday 2020 seja 40% maior do que anteriores edições. Isto aumenta ainda mais a responsabilidade na gestão de dados. Pontos como a análise da capacidade de stock, capacidade de vendas e novos produtos devem ser cruciais. Por isso, vender online neste período implicará a adoção de uma estratégia que, por exemplo, deve assentar numa oferta de produtos que se enquadrem nas necessidades atuais dos consumidores e não numa ótica de “produtos para o longo prazo”. 

O crescimento do e-commerce não se faz somente pelos negócios estritamente online. Muitas organizações empresariais juntam o melhor do mundo físico e do mundo digital naquilo a que se denomina como omnichannel. De forma simples, os negócios têm simultaneamente presença no canal de vendas online e em loja física oferecendo ao cliente uma dupla oferta: podem levantar na loja física um produto que adquiriram no canal online, por exemplo.

Por isso, o investimento em plataformas de e-commerce que trazem acopladas soluções de omnichannel é um investimento de tremenda importância no sentido de transformar o negócio num verdadeiro hub de distribuição. Uma vez mais, os dados que essas plataformas compilam tornam-se fundamentais na gestão e organização estrutural desses negócios, quer na vertente das vendas à distância, quer nas vendas presenciais.

Dados e Tecnologia de pagamentos online

Referimos no início que o estudo Global Digital Report 2020 apresenta alguns desafios existentes no e-commerce português ao nível dos pagamentos. Existem, contudo, já no mercado soluções de pagamentos online que não só permitem suprir as necessidades de comerciantes e consumidoresE-commerce e a importância da utilização dos dados comportamentais 1 no ato de compra e venda de um produto ou serviço via e-commerce, como se apresentam como poderosas ferramentas de compilação e gestão de dados.

Com múltiplas opções em função do tamanho e necessidades de cada empresa, a REDUNIQ é uma das marcas que tem ajudado os comerciantes portugueses na tarefa de desenvolver tecnologicamente os seus negócios.

O mais recente desenvolvimento consiste num serviço de Referências Multibanco que permite ao comerciante emitir pagamentos por referência Multibanco ou por MB Way de forma fácil e automática.

O comerciante pode optar pela integração deste método de pagamento no seu site ou caso não disponha de loja online, como quem vende através de marketplaces das redes sociais, a funcionalidade “Pagamento de Serviços” dá-lhes a possibilidade de aceitarem pagamentos através do portal da REDUNIQ.

Para além desta nova funcionalidade, os negócios online podem ainda optar por soluções de pagamento como o [email protected] que permite pagamentos à distância por e-mail, SMS ou WhatsApp com cartões Visa e Mastercard, sem necessidade de ter um site ou de integração com a loja online do comerciante. A solução E-commerce REDUNIQ é um módulo de e-commerce para sites que permite a aceitação de pagamentos em cartão das marcas Visa e Mastercard, por MB Way e referência MB em canais digitais por intermédio de um único interface e que permite, ainda, fazer a análise e gestão das vendas realizadas através de uma ferramenta de análise transacional.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!