Android Geek
O maior site de Android em Português

Dia Mundial do Backup: Cinco etapas para manter os dados seguros

É comemorado como um aniversário, o que aumenta a consciencização entre cidadãos e empresas sobre a importância de fazer backup dos nossos dados regularmente. Embora a maioria dos departamentos de TI siga esta prática nas empresas.

Hoje, 31 de março é o dia mundial do backup. É comemorado como um aniversário, o que aumenta a consciencização entre cidadãos e empresas sobre a importância de fazer backup dos nossos dados regularmente. Embora a maioria dos departamentos de TI siga esta prática nas empresas. Vale a pena rever algumas métricas que podem influenciar a maneira como realizamos esta tarefa essencial.

Capacidade de armazenamento

Vamos começar pelo nosso guia de dicas do Dia Mundial do Backup com a métrica mais básica: a capacidade de armazenamento do nosso sistema. o sistema de backup possui espaço de armazenamento suficiente para atender às suas necessidades de backup e recuperação de dados? Devem ter em mente que o sistema de armazenamento possui uma capacidade finita e, portanto, é necessário monitorizar quanto espaço temos num determinado momento e qual percentagem desse espaço vmos ocupar no futuro próximo.

 

Usabilidade

Cada sistema de armazenamento aceita um certo número de configurações nos backups diários. Essa capacidade por métricas determina como megabytes por segundo ou terabytes por hora. Como no caso anterior, conhecer e monitorizar essa métrica é a melhor maneira de garantir que possamos cumprir os objetivos que estabelecemos na nossa política de backup.

Se errarmos nesse cálculo e não tivermos um sistema poderoso o suficiente para as nossas necessidades, descobriremos em breve como os backups ficarão mais lentos com o tempo. Portanto, o desempenho dos nossos backups deve ser adequado á necessidade de acedermos a esses dados.

Capacidade computacional

A capacidade total do nosso sistema de backup também será determinada pela capacidade de computação do sistema em que se baseia. Se a capacidade de processamento dos servidores de backup ou a base de dados não for adequada  para atender às novas exigências, o processo de backup poderá ficar mais lento.

Nesse sentido, se detectarmos que os backups começam a demorar mais do que deveriam, esse é outro parâmetro que devemos controlar para podermos determinar em que grau um servidor de uma base de dados está a afetar o processo, o que deve ser atualizado.

Dia Mundial do Backup

Medida adicional do Dia Mundial do Backup

As duas métricas anteriores são mais importantes ao falar sobre o que chamamos de janela de backup: o período durante o qual os backups podem ser executados.

Se uma empresa usa um sistema de backup tradicional, e o processo tem um impacto significativo no desempenho dos recursos de TI. Será necessário determinar com antecedência quando essa janela é aberta. Se acabarmos POR concluir que esse tempo não é suficiente para atender às necessidades da empresa. Devemos examinar as métricas anteriores ou redimensionar o tempo que dedicamos a essa tarefa.

As empresas que optam por sistemas de backup incremental (proteção contínua de dados, com recursos de duplicação de dados etc.) geralmente não precisam se preocupar com esse problema. nesses casos, os backups são executados por períodos muito curtos e transferem apenas pequenas quantidades de dados. Portanto, o impacto nos sistemas é muito menor. Nessa abordagem, o processo de backup ocorre ao longo do dia, com frequências por hora ou até a cada cinco minutos.

Ponto de recuperação / tempo de recuperação

Na realidade, quase ninguém está interessado em saber quanto tempo levará para fazer um backup. O que muitos querem saber é quanto tempo levará para restaurar um backup quando necessário.

Quanto tempo é aceitável? Essa métrica dependerá de cada empresa pela quantidade de dinheiro por hora que a empresa estiver disposta a "perder" se os sistemas falharem. Dependendo da natureza do negócio, haverá uma tolerância maior ou menor para possíveis perdas. Enquanto alguns desejam ter um tempo de recuperação próximo de zero, outros podem tolerar a falha dos seus sistemas por vários dias.

O tempo de recuperação desejado pode variar mesmo dentro da mesma empresa. Protegendo primeiro as aplicações críticas e relaxando este parâmetro em outros aspectos do data center.

Já leram a nossa análise a uma opção de NAS quase perfeita?

Feliz dia do Backup!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais