Android Geek
O maior site de Android em Português

Dia Mundial da Música com a devolo

No 45.º aniversário deste dia melódico, a maior parte do som irá vir a partir da Internet.

No primeiro dia de outubro, é altura de aumentar o volume – celebra-se o Dia Mundial da Música nesta data desde 1975. No 45.º aniversário deste dia melódico, a maior parte do som irá vir a partir da Internet.

Dia Mundial da Música com a devolo 1

A música é digital

Streaming online em vez de comprar CDs, e podcasts em vez de rádio – ao longo dos últimos anos, cada vez mais pessoas estão a mudar os seus hábitos de audição e a indústria da música está a meio de uma transformação radical. Só no último ano, a receita mundial dos serviços de streaming cresceu 32% (análise da Counterpoint Research). Em 2019, os serviços de streaming foram responsáveis por 79,5% da receita total no mercado norte-americano (números oficiais da Recording Industry Association of America). Isto significa que a era do CD finalmente acabou. E os fãs de música portugueses não são exceção: de acordo com o relatório anual do mercado discográfico de 2019 elaborado pela Associação Fonográfica Portuguesa e pela Associação de Gestão de Direitos de Produtores Fonográficos, o mercado digital é responsável por quase o dobro das receitas das vendas físicas.

Os hits do streaming

A empresa sueca Spotify® é uma das que está a beneficiar massivamente desta mudança de tendência. O seu nome é praticamente sinónimo de streaming de música. Existem 138 milhões de subscritores premium e 299 milhões de utilizadores em todo o mundo de acordo com os dados do segundo trimestre de 2020. E que artistas estão a ganhar popularidade em paralelo com este crescimento? No ano passado, foi o artista pop norte-americano Post Malone, cujas canções foram ouvidas mais de 6,5 mil milhões de vezes só no Spotify, de acordo com a lista dos artistas mais ouvidos da plataforma. No pódio juntam-se a ele duas outras artistas famosas, Billie Eilish e Ariana Grande. Eilish conseguiu ter o álbum mais ouvido do ano com "When We All Fall Asleep, Where Do We Go?" – enquanto Ariana Grande é a cantora mais bem-sucedida da década em termos de número de streams. No que toca à última década, a canção mais requisitada dos servidores do Spotify desde 2010 é "Shape of You" de Ed Sheeran. O single do músico inglês permanece no topo da lista das canções mais populares.

Som poderoso requer Internet poderosa

No entanto, a era do streaming também apresenta novos desafios. Enquanto no passado os problemas mais comuns eram causados por fitas encravadas ou CDs riscados, hoje em dia costumam ser ligações online fracas que fazem com que a música soe a um DJ que adormeceu em cima da mesa de mistura. E não só quando se está em movimento. Muitas redes domésticas também ficam rapidamente sobrecarregadas se demasiados membros da família usarem largura de banda ao mesmo tempo. A razão pode ser porque a Internet não está a ser distribuída eficazmente pela casa, ou porque a cobertura Wi-Fi não é suficiente para todos os dispositivos móveis.

É por isso que a experiência perfeita de audição de música começa com uma rede doméstica estável, e a maneira mais fácil de implementar isto é com adaptadores powerline. Estes dispositivos usam a rede elétrica existente como uma autoestrada de dados, tornando qualquer tomada num ponto de acesso Wi-Fi ou porta de rede para ligações por cabo. As vantagens de soluções deste tipo, como aquelas da série Magic do líder de mercado devolo, são claras: paredes e tetos deixam de bloquear as ligações, e os adaptadores podem ser instalados em qualquer tomada, o que significa que a Internet irá chegar sempre onde é mais precisa. Até pode chegar à sala de festas para fornecer a banda sonora certa à próxima festa – através de streaming online claro.

Preços e disponibilidade

Os novos adaptadores powerline Magic 2 WiFi Next da devolo estão disponíveis em diferentes variantes: o Starter Kit inclui dois adaptadores pelo preço de 199,90 euros e cobre um espaço de até aproximadamente 90 m². O Multiroom Kit, para cobrir espaços maiores até aproximadamente 180 m2, vem com três adaptadores e custa 299,90 euros. Para expandir uma rede Magic existente, os adaptadores Magic 2 WiFi Next também estão disponíveis individualmente ao preço de 129,90 euros. A devolo oferece uma garantia de fabricante de três anos em todos os seus produtos.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!