Desinstale essas aplicações falsas e maliciosas do seu telefone Android agora!

Estas aplicações maliciosas estavam a promover-se como aplicações de mineração de Cripto Moedas que poderiam ajudar os utilizadores a fazer lucros enormes, investindo em negócios de mineração em nuvem pelos os quais receberiam uma certa quantidade de cripto moedas.

O Google está a remover várias aplicações relacionadas com Cripto Moedas da Loja Play do Google depois de terem sido consideradas aplicações maliciosas pela TrendMicro. Estas aplicações maliciosas estavam a promover-se como aplicações de mineração de Cripto Moedas que poderiam ajudar os utilizadores a fazer lucros enormes, investindo em negócios de mineração em nuvem pelos os quais receberiam uma certa quantidade de cripto moedas. Mas as aplicações, uma vez instaladas, apenas exibiam anúncios e enganavam os utilizadores para que pagassem 15 dólares por mês por serviços de assinatura e características de mineração melhoradas que eram falsas. Desinstalem estas falsas aplicações de mineração dos vosso telefones Android o mais depressa possível!

Desinstale essas aplicações falsas e maliciosas do seu telefone Android agora! 1

O resultado final é que nenhuma destas aplicações devolveu nada de valor aos utilizadores. As oito aplicações, que já não estão disponíveis na Google Play Store, incluem:

  • BitFunds
  • Crypto Cloud Mining
  • Bitcoin Miner
  • Cloud Mining Bitcoin (BTC)
  • Pool Mining Cloud Wallet Crypto Holic
  • Bitcoin Cloud Mining Recompensas Diárias de Bitcoin
  • Cloud Based Mining System Bitcoin 2021 MineBit Pro
  • Crypto Cloud Mining & btc miner Ethereum (ETH)
  • Pool Mining CloudJust

Por as aplicações serem removidas da Google Android App Store, não significa que estejam fora de perigo se tiverem instalado uma ou mais destas aplicações no vosso smartphone. Se assim for, devem desinstalá-las do vosso dispositivo Android imediatamente. Algumas destas aplicações, Crypto Holic - Bitcoin Cloud Mining e Daily Bitcoin Rewards - Cloud Based Mining, eram pagas por $12,99 e $5,99, respectivamente.

Uma das aplicações conseguiu evitar o escrutínio prévio, alegando que se tratava apenas de um jogo concebido para educar as pessoas sobre as Cripto Moedas, e que as moedas reais não eram mineradas. Como resultado, o criador escreveu que a sua aplicação não precisava de fazer pagamentos em moeda criptográfica aos utilizadores.

Desinstale essas aplicações falsas e maliciosas do seu telefone Android agora! 2

Mais uma vez, a leitura da secção de comentários teria evitado uma dor de cabeça. Um grande número de aplicações semelhantes ainda se encontra dentro da Play Store. Os dados do Trend Micro Mobile App Reputation Service (MARS) revelam que mais de 120 aplicações de Cripto Moeda falsa ainda estão online. Essas aplicações não têm absolutamente nenhuma capacidade de mineração de moeda criptográfica e enganam os utilizadores para lhes mostrar anúncios.

Das oito aplicações removidas da Play Store pelo Google, uma, BitFunds - Crypto Cloud Mining, foi descarregada mais de 100.000 vezes. A informação da TrendMicro observou também que os utilizadores foram aconselhados a clicar nos anúncios em vez de pagarem por mais poder computacional necessário para a exploração de cripto moedas. Duas das aplicações, Bitcoin (BTC) - Pool Mining Cloud Wallet e Bitcoin 2021, tinham os seguintes atributos maliciosos: A UI está carregada de anúncios. Os utilizadores são informados de que podem começar a mineração depois de verem os anúncios em vídeo dentro da aplicação. Clicam nos anúncios para aumentar a velocidade de mineração durante os procedimentos de mineração falsa para confirmar que não são bots. Infelizmente, mesmo aqueles que assistem aos anúncios não podem retirar qualquer moeda criptográfica das aplicações.

Relacionado:  WhatsApp adiciona novidades nas configurações de privacidade

Os utilizadores destas aplicações maliciosas são informados de que se conseguirem que vários amigos as instalem, a interface de retirada da moeda criptográfica será desbloqueada. Mais uma vez, trata-se de uma alegação falsa, pois a aplicação exibirá sempre pedidos de retirada de Cripto Moedas em estado de espera.

A TrendMicro incluiu algumas dicas úteis nas suas informações para ajudar a encontrar aplicações falsas. O número um da lista é algo que sugerimos constantemente antes de instalar uma aplicação de um programador de que nunca ouviu falar: verifique os comentários deixados pelos utilizadores. Umcomentário a aplicação de mineração falsa disse: "esta aplicação é falsa. É fácil de usar e não aquece o telefone porque não está a fazer nada". Como sempre, a secção de comentários é o primeiro lugar a procurar bandeiras vermelhas que avisem para se manter afastado de uma aplicação.

Outra forma de detectar uma aplicação falsa é reiniciar a aplicação ou o telefone enquanto está em processo de "mineração". A maioria das aplicações falsas de mineração têm contadores falsos que serão reiniciados a zero se estiverem desligados no meio do processo de "mineração".

Podem também introduzir um endereço de carteira de moeda falsa ou inválida. Se a aplicação o aceitar e permitir continuar a executar transacções, a aplicação é provavelmente falsa. E se não for cobrada qualquer taxa para retirar a moeda criptográfica, as vossa suspeitas devem ser levantadas. A transferência de moedas vem normalmente com uma elevada taxa, o que significa que o levantamento gratuito é suspeita. Mas façam um favor a vocês próprios e verifiquem se alguma das oito aplicações de mineração falsas se encontra instalada no vosso telefone Android. Se assim for, apaguem-nas agora.

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!