Descobre como proteger o teu iPhone do GoldenPickaxe – Dicas de segurança para iOS

Descubra o primeiro iPhone Trojan a atacar dispositivos iOS em 2023. Proteja-se e mantenha o seu iPhone seguro com estas dicas úteis. Saiba mais aqui.

iPhones vs Android: Qual é o melhor para 2023?

Uma das razões pelas quais as pessoas preferem os iPhones em relação aos Androids é devido à melhor segurança. Se olharmos de perto os relatórios de segurança, veremos a história de toneladas de malware e vírus Android a serem detectados e a causar danos. No entanto, não houve nenhum relatório semelhante para os dispositivos iOS. Bem, as coisas podem estar a mudar porque agora temos o relatório do primeiro iPhone Trojan.

Mais sobre o iPhone Trojan Chamado GoldenPickaxe

Conforme mencionado anteriormente, a nova forma do GoldDigger tem novas capacidades para causar danos às vítimas. Uma vez que este iPhone Trojan entra no seu dispositivo iOS, pode recolher dados de reconhecimento facial. Além disso, o GoldPickaxe tem a capacidade de interceptar mensagens de texto e identificar documentos. Tudo isto torna mais fácil para o atacante drenar fundos de diferentes apps bancários e financeiros.

Descobre como proteger o teu iPhone do GoldenPickaxe - Dicas de segurança para iOS 1

Para piorar as coisas, os atacantes podem se passar pelas vítimas. Os dados biométricos que este iPhone Trojan recolhe podem criar deep fakes de IA, o que tornará ainda mais fácil aceder a contas bancárias e entrar em apps financeiros.

Quem é o Alvo do iPhone Trojan?

Atualmente, o GoldPickaxe está a atacar utilizadores na Tailândia e no Vietname. Tem a capacidade de imitar mais de 50 apps de diferentes instituições financeiras. Mesmo que não esteja nestas duas regiões, é necessário estar atento a este iPhone Trojan.

Conforme observado pela Group-IB, o iPhone Trojan GoldPickaxe e as versões anteriores estão “na fase ativa de evolução”. Isto significa que em breve pode ser capaz de imitar os apps bancários que está a usar.

Como Está a Ser Distribuído?

O iPhone Trojan foi encontrado pela primeira vez no sistema de testes beta do iOS TestFlight. A Apple conseguiu encerrá-lo logo após a Group-IB ter reportado sobre ele. Mas isso não impediu a sua propagação. A versão mais recente está a ser distribuída através de perfis MDM maliciosos.

Vai gostar de saber:  Amazon lança tecnologia de digitalização de palma para dispositivos móveis

Por enquanto, não há informações sobre se pode se espalhar por outros mecanismos de distribuição. Mas se o Trojan evoluir para a fase seguinte, os mecanismos podem mudar.

Descobre como proteger o teu iPhone do GoldenPickaxe - Dicas de segurança para iOS 2

Como Manter o seu iPhone Protegido do iPhone Trojan

Existem algumas coisas que pode fazer para manter o seu dispositivo iOS seguro contra esses ataques. Por exemplo:

– Não instale nenhum app do Apple TestFlight. Se precisar de instalar um, certifique-se de confiar no desenvolvedor. É melhor fazer uma verificação de antecedentes sobre o desenvolvedor e verificar a legitimidade antes da instalação.
– Certifique-se de não instalar um perfil MDM a menos que confie na fonte. Verifique a legitimidade e certifique-se de que vem do seu local de trabalho.
– Nunca partilhe informações pessoais ou sensíveis através de chamadas telefónicas ou videochamadas quando uma parte desconhecida entrar em contacto consigo.
– Se tiver preocupações com a sua conta financeira, verifique através do site oficial. Não clique nos links que provêm de números ou emails desconhecidos.
– Garanta que o seu iPhone esteja a executar o iOS mais recente e atualize todos os seus apps para a versão mais recente.

Se deseja saber mais sobre o iPhone Trojan, pode ler o post completo da Group-IB aqui.

Conclusão

Com a evolução do GoldPickaxe e a ameaça que representa para os utilizadores de iPhone, é crucial manter-se informado e tomar medidas preventivas para proteger o seu dispositivo. Siga o AndroidGeek para todas as notícias sobre tecnologia e mantenha-se atualizado sobre as últimas ameaças cibernéticas e medidas de segurança.

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!