Depois de perder 190GB de dados num ataque, Samsung mostra os seus esforços em segurança

A Samsung é há muito conhecida como líder no desenvolvimento e fabrico de produtos electrónicos de consumo. Com o seu recente anúncio de que perderam 190 gigabytes de dados, temos de nos perguntar o que correu mal.

A Samsung Electronics Co., Ltd. é há muito conhecida como líder no desenvolvimento e fabrico de produtos electrónicos de consumo. Com o seu recente anúncio de que perderam 190 gigabytes de dados, temos de nos perguntar o que correu mal.

Parece que com a tendência sempre crescente do trabalho remoto, os conflitos atuais, ou mesmo a cadeia de fornecimento a enfrentar sérios constrangimentos, temos todo um novo conjunto de desafios que deixam os utilizadores mais vulneráveis à fraude ou a outros ataques cibernéticos. Felizmente, através de uma abordagem holística e cooperativa, a Samsung aposta no seu sistema Knox Vault que proporciona um nível de segurança mais integrado entre hardware e software, bem como protecção em tempo real em todos os dispositivos móveis.

Depois de perder 190GB de dados num ataque, Samsung mostra os seus esforços em segurança 1

Colaborar para melhorar

Se vai confiar a alguém a sua segurança, mais vale confiar numa empresa gigante e sem rosto. Afinal, têm sempre os melhores interesses das pessoas em mente, certo?

Bem, talvez não. De facto, quando se trata de segurança, as corporações gigantes podem ser demasiado preguiçosas. A maioria coloca algumas camadas de segurança nos seus produtos e chama-lhe bom – mesmo que essa segurança seja facilmente contornada.

Uma das grandes vantagens do ecossistema Android é que qualquer pessoa pode ter acesso ao código fonte do sistema operativo Android. Isto permite-nos trabalhar todos juntos para o tornar mais forte. A Samsung orgulha-se de estabelecer parcerias com outros desta forma aberta, o que lhe permite actualizar constantemente os seus sistemas de segurança.

O Programa de Recompensas de Segurança Móvel da Samsung já pagou mais de 3,5 milhões de dólares a investigadores até à data. Este programa encoraja a colaboração entre a Samsung e os hackers de chapéu branco para encontrar e corrigir potenciais vulnerabilidades no software da Samsung. A abertura do ecossistema Android não levou a mais vulnerabilidades, mas sim a uma maior segurança para os utilizadores.

A Samsung colocou muita ênfase na sua plataforma de segurança Knox Vault. Esta plataforma inclui um Processador Seguro e um novo Chip de Memória Segura. Isto permite que a informação mais sensível e confidencial seja mantida a salvo de cair em mãos erradas.

Um trabalho construtivo e uma abordagem completa ponto-a-ponto que não se limita apenas ao software pois está presente em cada componente desde o processador ao sistema operativo, bem como às aplicações instaladas no dispositivo. Isto permite garantir uma maior segurança e integridade desde o primeiro momento em toda a cadeia de valor.

Por exemplo, se for detectado um risco de segurança no dispositivo, o Samsung Knox bloqueará todos os serviços sensíveis como o Samsung Pay e o Samsung Pass, para manter os seus dados seguros.

O que é o Programa de Recompensas de Segurança Móvel da Samsung?

O Programa de Recompensas de Segurança Móvel da Samsung é um programa que recompensa académicos e white hackers por identificarem e reportarem potenciais vulnerabilidades no software da Samsung. Até à data, o programa já premiou mais de 3,5 milhões de dólares em recompensas.

Porque é que a Samsung abriu o seu ecossistema aos investigadores?

A Samsung abriu o seu ecossistema aos investigadores a fim de identificar e corrigir potenciais vulnerabilidades através de actualizações regulares do software. A abertura do ecossistema não levou a mais vulnerabilidades, mas sim a um aumento e a práticas de segurança mais diversificadas.

Como entusiasta de tecnologia, convidamos a seguir-nos no AndroidGeek para todas as notícias e fugas de informação sobre tecnologia. Fornecemos uma cobertura abrangente de todos os acontecimentos mais recentes no mundo da tecnologia, para que se possa manter informado sobre tudo o que está a acontecer.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!