Android Geek
O maior site de Android em Português

A crescente indústria dos videojogos em Portugal

O público gamer em Portugal, é cada vez mais participativo dentro de uma indústria global que está em constante crescimento e, no caso de Portugal, uma que vale milhões. O aumento no gasto dos gamers portugueses Portugal está se tornando cada vez mais proeminente na indústria global de videojogos, e a despesa dos gamers em videojogos funciona como um ponto de referência.

O público gamer em Portugal, é cada vez mais participativo dentro de uma indústria global que está em constante crescimento e, no caso de Portugal, uma que vale milhões.

O aumento no gasto dos gamers portugueses

Portugal está se tornando cada vez mais proeminente na indústria global de videojogos, e a despesa dos gamers em videojogos funciona como um ponto de referência.

A empresa de pesquisa e estatística em tecnologia Newzoo, publica uma estimativa anual de tendências nas indústrias de videojogos, eSports e no mercado móvel, servindo como ponto de referência para os protagonistas dessas indústrias.

No seu relatório mais recente, tal como publicado pelo sítio web Eurogamer, Portugal ocupa a 38.ª posição entre os países que mais gastam em videojogos, com um gasto estimado de US$ 283 milhões em 2018 para videojogos e os seus derivados.

Para contextualizar essa informação, a China ocupa a primeira posição nesse ranking, com US$ 37.945 milhões estimados em despesas no mesmo período.

 

A tendência da indústria de videojogos

Em outra publicação, a Newzoo fala sobre as tendências a serem seguidas dentro da indústria de videojogos, dentro dos setores móvel, dos eSports, e dos videojogos, em geral.

No setor móvel, destaca a mudança de plataforma, para géneros geralmente associados a computadores ou computadores portáteis, como no caso de jogos de casino em sítios web como Galo Bonus, e jogos do tipo Battle Royale, como o Fortnite, bem assim como a importância que as empresas deram para o uso de smartphones por gamers.

No setor dos eSports, destaca o sucesso da Overwatch League, e a forte concorrência que enfrentará no futuro próximo, com videojogos como League of Legends, ou PUBG.

Finalmente, no setor de videojogos, em geral, a Newzoo destaca o sucesso dos títulos free-to-play dentro dos consoles, bem como a forte participação de marcas asiáticas como a Tencent, para o sucesso deste modelo de jogo.

 

O contexto da indústria dos videojogos em Portugal

A indústria dos videojogos em Portugal está em constante crescimento, tal como destacado pelo já mencionado aumento do gasto dos jogadores no país, já que, segundo o jornal Público, a indústria dos videojogos em Portugal vale milhões.

Isto se deve, além do aumento do consumo de videojogos, ao desenvolvimento da indústria de criação e programação de videojogos no país.

Exemplos disso são as empresas Miniclip e Marmalade, que já abriram filiais portuguesas para ingressar plenamente no mercado do país, e aproveitar o talento dos programadores portugueses.

Além disso, existem estúdios nacionais de videojogos, como Nerd Monkeys, Bica Studios ou Wingz, que concorrem diretamente com os grandes estúdios do Canadá e dos Estados Unidos.

A crescente indústria dos videojogos em Portugal 1
Fonte: Pixabay.com

A indústria dos videojogos em Portugal tem apresentado um crescimento constante na última década, tanto no consumo, como na criação de videojogos, e, de acordo com as projeções estatísticas dos especialistas neste mercado, o crescimento não vai parar no futuro próximo. A tendência positiva no crescimento da indústria no país, reflete o grande interesse das grandes empresas desenvolvedoras no mercado dos gamers portugueses.

 

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link