Conheçam os vossos direitos autorais de fotografia – Alguém pode estar a roubar-vos!

Você também obteria informações sobre a melhor tecnologia para ajudá-lo a descobrir se alguém está roubando suas imagens e as usando sem os devidos créditos e atribuições. Então, se você está interessado em proteger seu conteúdo visual, sugerimos que leia este post.

Se você não conhece seus direitos fotográficos, está arriscando seu trabalho árduo e esforços. Neste artigo, vamos contar a você tudo sobre os direitos autorais de fotografia que você deveria saber em primeiro lugar. Você também obteria informações sobre a melhor tecnologia para ajudá-lo a descobrir se alguém está roubando suas imagens e as usando sem os devidos créditos e atribuições. Então, se você está interessado em proteger seu conteúdo visual, sugerimos que leia este post.

Primeiro, vamos descobrir o que são os direitos autorais das fotos!

Conheçam os vossos direitos autorais de fotografia - Alguém pode estar a roubar-vos! 1

Copyrights de fotos – tudo o que você precisa saber

Primeiro, é preciso entender o conceito de copyrights. Os direitos autorais de uma imagem referem-se à propriedade da imagem que você criou ou capturou. De acordo com a lei de direitos autorais, você é o proprietário da imagem assim que libera o obturador para capturá-la. A lei de copyright da fotografia é bastante clara. Afirma que um fotógrafo deteria os direitos sobre a imagem durante toda a vida e setenta anos após sua morte. Não há ambigüidade nesta lei e ela está sendo praticada em todo o mundo. 

Não importa se você está tirando uma fotografia para uma exposição ou simplesmente tornando seu feed do Instagram interessante. Você possui a imagem que capturou e não haverá dúvidas sobre isso. Agora, se você não sabe como esta lei o cobre, então não se preocupe; abaixo, listamos alguns dos detalhes:

  • A primeira coisa contra a qual a lei da fotografia o protege é reproduzir suas imagens ou fotografias sem o seu consentimento.
  • Esta lei também cobre a criação de qualquer trabalho derivado ou relevante relacionado às suas imagens e fotos. 
  • A lei também permite que você crie cópias de seu trabalho e as distribua comercialmente sem quaisquer restrições.
  • Você também pode exibir publicamente seu conteúdo visual sempre que quiser, com a ajuda das leis de direitos autorais.

Você deve saber que não precisa se preocupar em possuir os direitos autorais com quaisquer esforços legais. Você não precisa se preocupar em marcar compromissos ou em fazer qualquer tipo de papelada. Você obtém os direitos autorais assim que publicar a imagem online ou em uma plataforma comercial. Portanto, entenda que você possui os direitos autorais, mesmo sem se inscrever para obtê-los. 

Um fato importante que você precisa saber sobre a lei de direitos autorais sobre fotografia é que ela não se aplica a fotógrafos contratados. Isso significa que se uma pessoa o contratou para capturar ou criar imagens novas, você não possui os direitos autorais desses tipos de imagens. Isso, é claro, requer um entendimento adequado entre o fotógrafo e o empregador. Eles podem ter que assinar uma palavra para uma carta de contrato de locação para que não possam complicar ou violar os direitos autorais do conteúdo visual e garantir que não haja ambigüidade sobre a propriedade das imagens.

Como descobrir se alguém está roubando suas imagens e violando direitos autorais?

O plágio de imagens, também conhecido como duplicação visual, está aumentando a cada dia. A principal razão para isso é que as pessoas não estão cientes das consequências do plágio de imagens e estão sempre procurando pelo símbolo C que mostra que a imagem está protegida por direitos autorais. 

Não colocar o símbolo de copyright na imagem é, sem dúvida, um erro comum cometido por fotógrafos e editores profissionais. Ainda assim, ao mesmo tempo, você deve saber que plagiar imagens não é permitido a qualquer custo; como explicamos a você antes, você detém os direitos a partir do momento em que tira a foto.

Agora, se você quiser descobrir se alguém está roubando suas imagens e fazendo uso indevido delas comercialmente sem nenhum crédito, você precisa encontrar e confrontar / denunciar. Você pode encontrar facilmente o plágio de imagens com a ajuda da técnica moderna pesquisa por imagem.

Pesquisar por imagem – Uma forma de localizar o plágio de imagens

Como o próprio nome nos diz, pesquisa por imagem é uma técnica de pesquisa que envolve pesquisar por imagem em vez de texto e encontra o plágio e o uso indevido de imagens em questão de segundos. Tudo o que você precisa fazer é escolher o melhor site pesquisa por imagem e abri-lo em seu navegador. Você pode inserir a imagem ou o URL da imagem na ferramenta e descobrir as páginas e sites onde sua imagem está sendo usada na web. 

Se você encontrar imagens semelhantes na web para a sua entrada, você pode entrar em contato com o administrador do site e pedir a eles que retirem sua imagem ou forneçam os devidos créditos pelo seu trabalho. Se eles não responderem a um e-mail formal, você pode entrar com uma ação judicial contra o culpado. 

Portanto, com a técnica moderna pesquisar por imagem, você pode descobrir facilmente se alguém está roubando suas imagens protegidas por direitos autorais!

*Este artigo está escrito em PT–BR. A autora fala português com açúcar

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!