Android Geek
O maior site de Android em Português

Comprar um Blackphone no eBay é uma má ideia

A companhia Silent Circle, responsável pelo Blackphone 2, o telefone construído a pensar em segurança e privacidade está a tomar medidas para parar a proliferação de Blackphones no "mercado cinzento" em sites como o eBay e Craigslist.

Comprar um Blackphone no eBay é uma má ideia 1

Clientes que compraram blackphones de revendedores não autorizados arriscam-se a ficar com um aparelho bloqueado diz a Ars Technica. Um update do Silent OS (O sistema operativo baseado em android que controla o dispositivo) está a desactivar funcionalidades essenciais a alguns dos seus utilizadores. Um cliente na Alemanha que comprou um Blackphone no eBay foi informado pela Silent Circle que o seu telefone não é genuíno.

"Após revisão do numero do IMEI fornecido pelo cliente foi determinado que este não é um Blackphone 2 genuíno. Este dispositivo não foi vendido pela Silent Circle ou por um revendedor autorizado, portanto não podemos providenciar mais assistência."

Não é claro o que a empresa quer dizer com "não genuíno". Os aparelhos em questão podem ser falsificações ou réplicas desenhadas a enganar compradores ingénuos. Também é possível que os blackphones que continuam a aparecer no eBay sejam unidades não autorizadas pela Silent Circle vendidas sem a sua aprovação. A Ars Technica especula que os fabricantes sub-contratados que construíram o Blackphone 2 para a Silent Circle fizeram mais unidades que os números oficiais de produção.

A Silent Circle está a passar tempos difíceis após o Blackphone original ter sido um flop, deixando a companhia com um grande numero de unidades por vender. É possível que algo similar tenha acontecido com a segunda geração do telefone e que muitos Blackphones 2 de alguma maneira acabaram por ir parar ao "mercado cinzento".

A Silent Circle a veracidade do relatório da Ars Technica e dizem estar a trabalhar agressivamente no sentido de parar as vendas de "unidades não-autorizadas fabricadas como Blackphones".

Fora estes problemas o Blackphone 2 permanece como uma das melhores opções para utilizadores que se preocupam com a privacidade das suas comunicações.

O Blackphone 2 é verdadeiramente seguro? Isso é discutível mas uma coisa é clara - comprar um Blackphone no eBay é uma má ideia mesmo que o preço seja muito tentador. Não só se arrisca a que o seu telefone seja bloqueado via OTA como não tem garantia que o software no dispositivo seja genuíno, inalterado ou suportado pela Silent Circle, e isso derrota todo o propósito de comprar um telefone seguro.

Em conclusão, se você está interessado no Blackphone compre apenas nos sítios oficiais: Silent Circle nas Americas, Kick Mobiles e Styx na Europa/Médio Oriente/África e Dialog Hub na Ásia.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais