Como utilizar o Google Fact Check Explorer para verificar notícias online

Notícias imprecisas ou enganosas podem espalhar-se rapidamente e ter impacto nas pessoas em todo o mundo. O Google tomou medidas para evitar que a desinformação aparecesse nos seus resultados de pesquisa e lançou o Google Fact Check Tools para ajudar as pessoas a verificar notícias e dados online.

Muitas pessoas confiam na Internet para se manterem a par das notícias e eventos em todo o mundo. A Internet facilita o acesso a notícias do seu telefone ou tablet, mas com exponencialmente mais fontes de notícias online, a desinformação e a desinformação podem espalhar-se rapidamente. Notícias imprecisas ou enganosas podem espalhar-se rapidamente e ter impacto nas pessoas em todo o mundo.

O Google tomou medidas para evitar que a desinformação aparecesse nos seus resultados de pesquisa e lançou o Google Fact Check Tools para ajudar as pessoas a verificar notícias e dados online. O Fact Check Tools consiste no Fact Check Markup Tool e no Fact Check Explorer, mas o nosso foco é o primeiro neste post. Aqui está tudo o que precisa de saber sobre o Google Fact Check Explorer e como utilizá-lo.

Como utilizar o Google Fact Check Explorer para verificar notícias online 1

O que é o Google Fact Check Explorer?

O Google Fact Check Explorer é uma das ferramentas do conjunto Fact Check que lhe mostra as verificações de factos recentes e lhe permite verificar os factos de qualquer tópico. A ferramenta raspa os dados sobre as reclamações e as classificações da web e joga como um motor de busca, onde as pessoas podem pesquisar factos e descobrir os factos verdadeiros.

Como usar o Google Fact Check Explorer

O Google Fact Check Explorer baseia-se em vários sites de verificação de factos para determinar se as classificações dos factos são Verdadeiro ou Falso. Veja aqui como utilizá-lo.

  1. Visite toolbox.google.com/factcheck/explorer
  2. Na caixa de pesquisa, digite o tópico ou o facto que deseja pesquisar e verifique
  3. A classificação mostra que a reivindicação é falsa. Clicando no link abaixo da classificação leva-o ao artigo que classificou a reivindicação como falsa
  4. No lado direito, adjacente à reivindicação e classificação, existem algumas palavras-chave do tópico que pode utilizar para pesquisar factos relacionados.

Pode também seleccionar as verificações de factos recentes abaixo da barra de pesquisa para ver algumas das reivindicações e verificações de factos recentes e em tendência em todo o mundo.

Como utilizar o Google Fact Check Explorer para verificar notícias online 2

Pense antes de partilhar

A desinformação e a desinformação podem propagar-se rapidamente em linha e nos meios de comunicação social, pelo que é essencial verificar a informação que se lê antes de a partilhar para impedir a sua propagação. A Fundação Mozilla tem um guia detalhado que o pode ajudar a identificar notícias falsas.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Deixe um comentário