Como tornar o seu smartphone Android mais rápido

3d rendering cute artificial intelligence robot with digital tablet

Abaixo estão algumas dicas para tornar o seu telefone mais rápido. O seu smartphone Android pode parecer menos reactivo agora do que quando foi enviado pela primeira vez.

Bem-vindo ao nível mais profundo Android! Se sente que o seu smartphone Android é lento a responder aos seus comandos, pode dar-lhe um impulso fazendo algumas alterações nas configurações. Abaixo estão algumas dicas para tornar o seu telefone mais rápido.

Como tornar o seu smartphone Android mais rápido 1
3d rendering cute artificial intelligence robot with digital tablet

O seu smartphone Android pode parecer menos reactivo agora do que quando foi enviado pela primeira vez. Isto pode ser devido às actualizações, aplicações, e meses que passaram desde que os instalou. É normalmente altura de efectuar uma reinicialização de rotina do smartphone quando começa a notar este tipo de sinais de fraqueza, de modo a repor as coisas no bom caminho.

No entanto, poderá ser possível fazer algumas alterações de configuração que lhe darão um impulso antes de chegar. Por exemplo, desligando todas as animações e transições, a navegação do seu smartphone irá acelerar alguns milissegundos, o que normalmente será suficiente para lhe dar um aspecto rápido.

A manipulação que deve ser utilizada para o conseguir não é impossível. Levará apenas alguns segundos a implementar, e se não estiver satisfeito com o resultado, pode facilmente voltar atrás.

Como tornar o seu smartphone Android mais rápido

Como tornar o seu smartphone Android mais rápido 2
Robot assistant with 3d rendering cute robot with digital tablet

1. Ative as opções de programador:

Para o fazer, abrir Definições, seleccionar o menu de opções de programador, e depois ligar o interruptor junto à depuração USB.

Tenha em atenção que os títulos do menu podem variar consoante o smartphone que está a utilizar. Deve navegar para Definições & Sobre o telefone & Informação de software & Número de construção, por exemplo, num smartphone Samsung.

A introdução do código de desbloqueio permitir-lhe-á então confirmar a activação das opções do programador. Se tudo correu bem, uma mensagem dizendo “Agora é um programador” deverá aparecer na parte inferior do ecrã.

2. Abrir o menu secreto de opções do programador

O seu dispositivo pode ter uma localização diferente para o menu de Opções do Desenvolvedor. Nos aparelhos Samsung, está localizado na parte inferior do menu Definições, enquanto nos smartphones Pixel do Google, está localizado na parte inferior do menu Sistema.

3. Desativar animações

Localize a Escala de Animação de Janela, Escala de Animação de Transição, e Opções da Escala de Duração da Animação no menu de Opções de programador.

Alterar a Escala de Animação padrão de x1 para x0,5 para uma animação mais rápida ou torná-la Desligada para desligar completamente as animações.

Para as duas escolhas seguintes, Escala de Animação de Transição e Escala de Duração da Animação, repetir a acção anterior.

Em teoria, baixar estas definições ou desligá-las completamente deverá permitir que o seu smartphone tenha um desempenho mais fluido e rápido que o habitual. Se, no entanto, estas modificações não lhe servirem, repita a operação e defina o valor para cada opção em x1.

Se possuir um dispositivo móvel Samsung, não parece fazer muita diferença desactivar estas opções. Na sua sobreposição OneUI, o fabricante coreano fornece de facto uma opção dedicada a baixar as animações. Para activar a opção, vá a Settings, depois seleccione o menu Accessibility, depois seleccione Visibility improvements e seleccione a opção para a eliminação das animações.

Mais dicas para tornar o seu smartphone Android mais fluído

Como tornar o seu smartphone Android mais rápido 3

Um dos problemas mais frequentes com o SO Android é que, após alguns meses de utilização, o SO começa a sentir-se lento. Como tornar os telefones Android mais rápidos é a pergunta mais frequentemente pesquisada pelos utilizadores de Android como resultado. Obviamente, a compra de um smartphone topo de gama com desempenho e características superiores nem sempre é uma opção. Mesmo assim, não está a obter o desempenho rápido e sem falhas que esperava.

Na lista seguinte, dar-lhe-emos 10 conselhos adicionais sobre como tornar os telefones Android mais rápidos para que possa utilizar o seu dispositivo de forma eficaz, minimizando os atrasos e os congelamentos.

  1. Um simples restart pode melhorar o desempenho do seu dispositivo Android.
  2. Mantenha o seu telefone actualizado.
  3. Desinstale e desactive as aplicações de que não necessita.
  4. Limpe o seu ecrã inicial.
  5. Limpar dados da aplicação em cache.
  6. Liberte a sua memória interna.
  7. Tente utilizar versões lite das aplicações.
  8. Instalar aplicações de fontes conhecidas.
  9. Reponha o seu dispositivo para definições de fábrica.
  10. Instalar uma ROM personalizada.
Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!