Android Geek
O maior site de Android em Português

Como sincronizar o progresso de um jogo entre mais de um aparelho Android

Quantas vezes temos um smartphone e um tablet e nos quais temos aquele jogo que tanto gostamos de jogar, mas acabamos por só jogar o mesmo no tablet ou no smartphone porque já vamos numa fase mais avançada do jogo? Pois é, isso é mais frequente do que imaginas e não acontece só contigo...
Mas temos boas noticias para ti... é possivel sincronizar dois ou mais dispositivos para que esse problema não se ponha. Os dispositivos deverão correr a mesma aplicação e o mesmo jogo. Além do progresso em jogos, actualizações em pastas tambem podem ser sincronizadas remotamente. Mais já vamos explicar como se faz isso.

São várias as formas como os serviços de sincronização podem ser usados. Por exemplo, é possível fazer com que ficheiros guardados por uma aplicação na nuvem sejam carregados de lá para cá numa pendrive – emparelhar dados entre dois ou mais computadores também é outra das funcionalidades comuns, executadas por ferramentas de sincronização.

Neste tutorial, vais aprender a usar aplicação FolderSync. Além de ser capaz de sincronizar pastas entre aparelhos distintos, esta extensão tambem pode ser usada na sincronização do progresso de um jogo por dois ou mais aparelhos Android.
A aplicação FolderSync não faz somente a função de sincronização de jogos entre dispositivos Android. As tarefas desta aplicação pode fazer com que as actualizações de uma pasta de fotografias ou de músicas, por exemplo, sejam também partilhadas entre dois ou mais dispositivos. Portanto, se a tua intenção é sincronizar dados de outro tipo basta seguir os passos e adaptar a aplicação ás tuas necessidades.

O que necessitas?

Para que a sincronização possa ser feita com sucesso entre dois ou mais dispositivos Android, algumas condições devem ser rigorosamente tidas em conta.

  • Ter o mesmo jogo instalado nos dispositivos em questão.
  • Ter instalado nos dispositivos o FolderSync
  • Ter a noção que o melhor para fazer o sincronismo, é utilizando a nuvem (dropbox, googledrive, copy, etc)

Passo 1 – Faz download do jogo e instala a aplicação

Encontrou o jogo que deverá estar sempre actualizado nos dois ou mais dispositivos Android? Então faz download da mesmo nos demais aparelhos e instala-o. Instala a aplicação FolderSync tambem nos teus dispositivos e começa a configurar a aplicação.

 

Passo 2 – Configuração da conta

No ecrã inicial do FolderSync, clica em “Accounts”. Em seguida, seleciona a opção “Add account” e escolha uma das opções de login no serviços de nuvem sugeridos (durante este teste, foi utilizado o Dropbox, mas podes usar outros). Executa o procedimento de autenticação tradicional, inserindo o teu nome de utilizador e password , por fim, clica em “Permitir” – a aplicação FolderSync irá solicitar acesso às tuas pastas no serviço na nuvem (neste caso do dropbox).

 

Da um nome à tua pasta e faz “Salvar” – um ícone de uma disquete no canto superior direito da aplicação. Com isto acabaste de criar uma conta em FolderSync "vinculada" a um serviço de armazenamento de ficheiros na nuvem. Agora temos de emparelhar duas ou mais pastas, que serão sincronizadas aos demais dispositivos Android.

 

Passo 3 – Emparelha as tuas pastas

Nesta etapa, a pasta com que o teu aparelho deverá comunicar será acionada. Volta ao ecrã inicial do FolderSync e seleciona a opção “Folderpairs”. Carrega  na opção “Add folderpairs” e seleciona a pasta criada no passo 1 deste tutorial – neste caso usamos a pasta com o nome “jogos”. Acompanha agora as principais configurações que deverão ser ajustadas nesta etapa do tutorial ainda em “Folderpair setup”:

  • Name -> Dá o nome que achares melhor á pasta. Pode ser o nome do jogo ou o que quiseres.
  • Account -> Esta é a conta criada no passo 1 deste tutorial
  • Remote Folder -> Aqui deve ser selecionado o serviço na nuvem que registamos
  • Local Folder -> Aqui é a pasta em que o jogo foi instalado.
  • Sync type -> Aqui deves usar o modo Two-way, ou seja á bidirecional.
  • Scheduling -> Escolhe a opção Scheduling Sync e escolhe o intervalo entre cada atualização.
  • Agora faz Guardar (canto superior direito)

 

Passo 4 – Sincronização em mais dispositivos

Ao finalizares a etapa anterior, a sincronização entre pastas já será possível. Clica no botão “Sync” e verifica se todas as configurações estão correctas: sincronização remota, pasta local e pasta remota. Para emparelhar o progresso de jogos, em dois ou mais dispositivos Android, todas as configurações descritas pelos passosanteriores devem ser efetuadas em todos os dispositivos que querias sincronizar o progresso do jogo.

 

Apesar de termos detalhado o procedimento de sincronização de progresso de jogos em dois ou mais aparelhos Android, o método de emparelhamento de pastas pode ser usado de várias formas. Para que actualizações de dados sejam feitas remotamente em pastas de músicas ou de imagens, por exemplo, basta alterar os caminhos em “Remote folder” e “Local folder”.

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais