Como remover malware do seu computador utilizando o Google Chrome

Aconteceu novamente. Está a navegar na web quando, de repente, aparece um aviso no seu ecrã informando-o de que o seu computador está infectado com malware e que precisa de tomar medidas imediatas. O que é que faz?

Aconteceu novamente. Está a navegar na web quando, de repente, aparece um aviso no seu ecrã informando-o de que o seu computador está infectado com malware e que precisa de tomar medidas imediatas. O que é que faz?

Se for como a maioria das pessoas, entra em pânico. Pode até começar a pensar em todas as informações pessoais que possam ter sido comprometidas ou nos danos que o malware possa causar se não for removido. Mas não se preocupe – ajuda está disponível. Neste artigo, mostramos como remover malware do seu computador utilizando o Google Chrome. Portanto, leia e fique descansado que o seu computador está em boas mãos.

Como remover malware do seu computador utilizando o Google Chrome 1

Malware é a abreviatura de “software malicioso” A Microsoft relatou que, em média, 1 em cada 14 downloads inclui malware. Os criminosos usam malware para danificar dispositivos e roubar informação sensível. Uma vez obtida, usam essa informação para obterem ganhos financeiros ou para cometerem roubo de identidade.

Existem vários tipos de malware, cada um com a sua própria forma de afectar as vítimas e os meios informáticos. Geralmente, o malware é distribuído através de um link ou ficheiro que requer que o utilizador clique ou abra para poder executar. Alguns são entregues por e-mail, links aparentemente inofensivos nas redes sociais ou plataformas de mensagens instantâneas, ou através de mensagens de texto. Hoje, oferecemos uma forma rápida e simples de remover malware do seu computador utilizando o Chrome e a extensão Guardio.

COMO DETECTAR MALWARE NO SEU COMPUTADOR

Se estiver a ver alguns destes problemas com o Chrome, pode ter malware instalado no seu computador.

  • Anúncios pop-up e novos separadores que não desaparecem
  • A sua página inicial ou motor de busca Chrome continua a mudar sem a sua permissão
  • As extensões ou barras de ferramentas indesejadas continuam a voltar depois de as desinstalar
  • A sua navegação é redireccionada para páginas ou anúncios desconhecidos
  • Alertas sobre um vírus ou um dispositivo infectado

Como remover malware do seu computador

Há três coisas que pode fazer para remover malware do Chrome: instalar software de protecção do navegador, redefinir as definições do seu navegador e remover programas indesejados. Se estiver a passar por alguma das situações que mencionámos acima, faça o seguinte:

1. INSTALAR SOFTWARE DE PROTECÇÃO DO NAVEGADOR

  • Instale a ferramenta de protecção do navegador Guardio para adicionar uma camada adicional de segurança e assegure-se de que o seu dispositivo está totalmente protegido. Guardio é um programa anti-malware que remove o malware existente do seu browser e previne novas infecções por malware. Ele faz isto bloqueando sites nocivos, extensões e provedores de notificações push que tentam inserir malware no seu computador.

Aqui está como instalá-lo no Chrome:

  • Dirija-se à loja Chrome e clique em “Adicionar ao Chrome”. Confirme que deseja adicionar a extensão.
  • Crie uma conta. Pode usar um endereço de e-mail e uma palavra-chave ou pode usar o Facebook ou Google para um processo de registo mais rápido.
  • Conceda permissão para bloquear notificações pop-up intrusivas, clicando no botão na parte superior direita do ecrã. Depois clique em “Permitir” para confirmar.
  • E está pronto. Guardio irá trabalhar em segundo plano para garantir que ameaças como roubo de identidade, download de vírus, fraudes, sites comprometidos, extensões maliciosas, e mais não o podem prejudicar.

2. REINICIE AS DEFINIÇÕES DO SEU NAVEGADOR PARA VALORES PADRÃO

Por vezes, o malware altera as definições do seu navegador para redireccionar as suas pesquisas para um motor de busca diferente, usar links de afiliados, e muito mais. Para ter a certeza que desactiva extensões que possam estar a causar problemas, reinicie as definições do seu browser. Aqui está como fazê-lo.

  1. Clique no menu de hambúrgueres no canto superior direito do seu navegador.
  2. Clique em “Configurações”.
  3. Vá até ao fundo da página e clique em “Avançado” para revelar mais opções.
  4. Desça até ao fundo da página novamente e em “Reiniciar e limpar”, clique em “Restaurar definições para as suas predefinições originais”.
  5. Aparecerá uma janela pop-up, clique em “Reiniciar configurações” para confirmar.

Importante: Se o malware foi introduzido por uma extensão do navegador e você o activa novamente, este processo não vai funcionar porque a extensão pode alterar as suas definições novamente.

3. REMOVER PROGRAMAS INDESEJADOS (TANTO EM WINDOWS COMO EM MACS)

A última coisa que você deve tentar é limpar o seu computador. O Chrome tem uma ferramenta integrada sob a secção “Reiniciar e limpar” nas suas definições que o ajuda a encontrar software nocivo no seu computador e a removê-lo. Para o encontrar, siga os mesmos passos que partilhámos acima até ao passo #3, depois faça o seguinte:

  1. Clique em “Limpar o computador”
  2. Depois clique em “Encontrar” para iniciar o scan ao computador.
Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!