Android Geek
O maior site de Android em Português

Como recuperar os dados de um relógio Garmin?

Pode não ser do conhecimento geral, mas o vosso relógio Garmin exige que o serviço de nuvem da empresa esteja a funcionar, isto inclui ligar-se ao smartphone – e quando os serviços da Garmin não estão a funcionar, o relógio perde todos os recursos de sincronização. Garmin está de momento a braços com um alegado ataque de ransonware Para os mais distraídos os serviços da Garmin estão offline devido a um alegado ataque de ramsonware.

Todos nós gostamos de serviços em nuvem, porque armazenam dados remotamente e nos permitem aceder a esta informação em qualquer lugar - isto é, até que a nuvem tenha problemas.

Como recuperar os dados de um relógio Garmin? 1

Pode não ser do conhecimento geral, mas o vosso relógio Garmin exige que o serviço de nuvem da empresa esteja a funcionar, isto inclui ligar-se ao smartphone - e quando os serviços da Garmin não estão a funcionar, o relógio perde todos os recursos de sincronização.

Como recuperar os dados de um relógio Garmin? 2

Garmin está de momento a braços com um alegado ataque de ransonware

Para os mais distraídos os serviços da Garmin estão offline devido a um alegado ataque de ramsonware. 

Contactámos os representantes da Garmin que sem assumir a existência de um ataque informático reconhecem as dificuldades técnicas e que estão a trabalhar na solução.

Informamos que estamos atualmente com alguns problemas técnicos em Garmin.com, Garmin Connect e no telefone do Serviço de Atendimento ao Cliente, não podendo receber chamadas e emails. Estamos a trabalhar para resolver esta situação o mais brevemente possível. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Garmin

Os vossos dados estão seguros

Mas, felizmente, os vossos exercícios e dados de condição física não estão perdidos para sempre - estão guardados localmente no vosso relógio, à espera para serem carregados assim que se conectarem à nuvem.

Se quiserem podem extrair manualmente esses dados do relógio para guardar no seu computador ou fazer o upload para outro serviço.

Recuperar dados de um relógio Garmin no Windows

Surpreendentemente, um dos poucos serviços Garmin ainda operacionais é o download do software para desktop Garmin Express. Se estiverem a usar um computador Windows, podem fazer Download e Instalar o Garmin Express para que o computador reconheça o relógio. O software Garmin Express não funcionará com a nuvem da Garmin inativa, mas instalará os drivers necessários para o computador reconhecer o relógio.

Recuperar dados de um relógio Garmin sem PC Windows

Se estiverem a usar um Mac, o processo é diferente. O Garmin Express não vai permitir aceder ao armazenamento interno do relógio, portanto, o utilizador precisa de outra ferramenta. O Google File Transfer do Android foi projetado para outro fim, mas como os relógios Garmin usam o mesmo Protocolo "MTP", também permite navegar no relógio a partir do telefone. A Transferência de arquivos do Android é instável, mas funciona. Pode ser necessário algumas tentativas de ligar e desconectar o relógio, além de fechar e reiniciar a aplicação Android File Transfer.

Onde procurar e quais dados a fazer backup do vosso Garmin

Depois de instalar o Garmin Express no  computador com Windows ou o Android File Transfer no Mac, é isto que vão ter que fazer:

  1. Ligue o seu Garmin ao seu computador com o cabo do carregador incluído.
    • Sim, esse cabo com o conector estranho transmite dados!
    • Se tiverem problemas para fazer com que o o seu computador reconheça o relógio, vão a Configurações, Sistema, Modo USB e escolham MTP.
  2. Abram o File Explorer (Win) ou Android File Transfer (Mac) e encontrem o Garmin no menu lateral.
  3. Abram a pasta GARMIN.
    Garmin Watch Data Backup
  4. Para fazer backup dos exercícios, abram a pasta Atividade - as atividades serão listadas por data e hora.
    • Garmin Watch Data Backup
  5. seleccione todos os arquivos e copie-os (ou arraste-os) para a sua área de trabalho ou pasta local no seu computador.
  6. Para fazer backup das configurações, exercícios, listas de músicas, registos e outros dados, seleccione as pastas nomeadas correspondentes e copie (ou arraste) para a área de trabalho.

O que Podem fazer com esses arquivos

Esses arquivos de "atividade" que terminam em ".fit" são na verdade um formato de arquivo padronizado que uma variedade de serviços de rastreio de fitness pode importar e ler. Strava, MapMyFitness, Endomondo e muitos outros conseguem ler arquivos .fit e criam registos completos de atividades para cada um. Depois de os importarem, será exatamente o mesmo que se os arquivos tivessem sido sincronizados por meio da aplicação Garmin Connect.

Quanto aos outros dados, não há muito a fazer com eles. Ainda assim, é uma boa ideia manter uma cópia das configurações, exercícios, registos e listas de reprodução do relógio, caso as coisas estejam em esquisitas quando o Garmin Connect voltar a ficar on-line. Não é provável, mas há uma possibilidade de que, quando a Garmin voltar, haja problemas de sincronização que criem uma discrepância entre o que está no relógio e na nuvem - é melhor ter uma cópia local, caso algo mau aconteça .

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!