Como ocultar o seu endereço IP: Compreenda os prós e os contras

Embora cada um tenha as suas próprias razões para proteger a privacidade das suas atividades online escondendo o seu endereço IP, eis alguns dos mais comuns:

Neste guia, vamos cobrir um dos problemas de privacidade online mais comuns: como ocultar o seu endereço IP. Vamos analisar algumas razões pelas quais esconder o seu endereço ip (Internet Protocol) é uma boa ideia e vamos procurar formas de realmente escondê-lo.

Como ocultar o seu endereço IP: Compreenda os prós e os contras 1

Por que você deve ocultar seu endereço IP?

Embora cada um tenha as suas próprias razões para proteger a privacidade das suas atividades online escondendo o seu endereço IP, eis alguns dos mais comuns:

  1. Para ocultar as suas atividades online do seu ISP.
  2. Para descarregar torrent com segurança.
  3. Para manter as suas informações confidenciais privadas.
  4. Para contornar um geobloqueio.

Se alguma destas razões não for óbvia para si, aqui está algumas informações básicas sobre cada uma delas:

1. Para ocultar suas atividades online de seu ISP

O seu fornecedor de serviços de Internet (ISP) sabe tudo sobre si: nome, morada, número de telefone, dados de pagamento e talvez familiares, e muito mais.

O seu ISP também pode ver tudo o que faz online - a menos que esteja a encriptar e a tornar a sua atividade online anónima (explicada abaixo).

Como ocultar o seu endereço IP: Compreenda os prós e os contras 2

Além disso, o seu ISP atribui um endereço IP a cada dispositivo que se conecta à Internet na sua conta. A atribuição de endereços IP está registada. Isto permite que todas as suas atividades na Internet correspondam à sua identidade, através do endereço IP atribuído pelo seu ISP.

Ao navegar na web, o endereço IP atribuído pelo seu ISP é revelado ao mundo. Cada site que visita, anúncio e crawler obtém o seu endereço IP e localização únicos.

2. Partilha de ficheiros Torrent e P2P com segurança

Uma área onde esconder o seu endereço IP é vital é a partilha de ficheiros por torrent e P2P (peer-to-peer).

Milhões de pessoas em todo o mundo usam software de torrents para partilhar ficheiros todos os dias. Torrent não é ilegal, mas usá-lo para partilhar os tipos errados de conteúdo online pode ser.

Para se proteger, só faz sentido esconder o seu endereço IP usando um dos métodos à sua escolha, como explicaremos abaixo.

3. Para manter suas informações confidenciais privadas

Poderá necessitar de acesso à Internet para obter informações médicas ou pessoais sensíveis. Em situações como esta, ocultar o seu endereço IP pode proteger o seu direito de aceder a esta informação em privado.

Imagine a sua seguradora a descobrir que está a visitar sites de tratamento de cancro, ou o seu cônjuge a descobrir que era um dos utilizadores do site Ashley Madison que foi invadido há alguns anos?

Outra área de alto risco para a sua informação sensível são os pontos de acesso Wi-Fi públicos. Eles têm a reputação de serem lugares para predadores online de todos os tipos que procuram roubar dados pessoais.

Relacionado:  Tecnologia de refrigeração RedMagic 6S Pro de nível aeroespacial detalhada em vídeo de 3 minutos

Ocultar o seu endereço IP quando ligado a estes hotspots (especialmente se feito usando uma VPN) fornece alguma proteção contra o roubo dos seus dados de uma forma que pode ser rastreada até si.

4. Para contornar um geobloqueio

Os sistemas de geobloqueio utilizam o seu endereço IP para determinar se pode ou não ver conteúdo bloqueado ou visitar websites bloqueados.

À medida que países e websites continuam a restringir o acesso aos conteúdos, mais pessoas procuram as ferramentas certas para desbloquear websites.

Ocultar o seu endereço IP (mais especificamente, utilizando temporariamente um endereço IP que não esteja geograficamente bloqueado) pode fazer com que tenha acesso a esse conteúdo ou website sem ter de viajar fisicamente para a região bloqueada.

As 3 principais maneiras de ocultar o seu endereço IP

Existem ferramentas para ajudá-lo a camuflar o seu endereço IP. São perfeitamente legais em todos os países, exceto nos mais repressivos. Aqui estão as 3 melhores formas de esconder o seu IP:

  • Uma VPN (Rede Privada Virtual);
  • Um servidor proxy;
  • A rede Tor;

Também existem muitas técnicas para alterar o seu endereço IP, mas não resolvem nenhum dos problemas que nos interessam.

Se um endereço IP estiver ligado ao seu nome em algum momento, esses registos não desaparecerão milagrosamente apenas porque altera o seu endereço IP. Nem os registos do que fez com o endereço IP no passado.

Apenas escondendo o seu endereço IP para que não esteja associado a uma atividade específica, estará protegido.

Desvantagens comuns ao ocultar seu IP

Esconder o seu IP é claramente benéfico, mas usar métodos para esconder o seu IP pode afetar o uso da Internet de muitas maneiras, com as desvantagens mais comuns listadas abaixo:

  • Abranda a ligação à Internet.
  • Alguns serviços VPN estão especificamente bloqueados.
  • A encriptação utilizada pode não ser suficientemente forte.
  • Algumas ferramentas registam-se e podem revender os hábitos de Internet do utilizador a terceiros.

Conclusão sobre como ocultar o seu endereço IP

Ocultar corretamente o seu endereço IP é uma das melhores coisas que pode fazer para aumentar a sua privacidade online.

Há algumas formas de o fazer, cada uma com as suas próprias vantagens e desvantagens. Neste guia apresentamos as razões para ocultar o seu endereço IP e as três melhores formas de o fazer.

Depois de analisar os prós e contras, pensamos que a melhor maneira de esconder o seu endereço IP de forma fiável e segura é utilizar um serviço VPN de qualidade.

Podem ocultar o seu endereço IP não só do destino final, mas do seu ISP e de qualquer pessoa que monitorize a sua ligação à Internet. Se quiser a melhor segurança, uma VPN é a melhor opção.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!