Android Geek
O maior site de Android em Português

Como funciona a primeira aplicação de rastreio COVID-19 da Europa (Download da aplicação italiana)

Immuni é uma aplicação de rastreio COVID-19 desenvolvida pelo Ministério da Saúde italiano, embora possa ser usada em outros países europeus. esta aplicação permitirá que os utilizadores saibam se estiveram expostos a alguém infectado, além de informar outros se os próprios estão infectados.

Google e Apple uniram forças nesta primavera para desenvolver APIs com as quais pretendem facilitar a monitorização do COVID-19 através de smartphones. A ideia é desenvolver aplicações de rastreio de coronavírus com base nessas APIs, com as quais seja possível informar os utilizadores se estiveram em contato com alguém que testou positivo. Enquanto aguardamos a primeiro aplicação desse tipo em Portugal, a Itália já se encontra a distribuir a sua própria aplicação.

Immuni é uma aplicação de rastreio COVID-19 desenvolvida pelo Ministério da Saúde italiano, embora possa ser usada em outros países europeus. esta aplicação permitirá que os utilizadores saibam se estiveram expostos a alguém infectado, além de informar outros se os próprios estão infectados.

 

Immuni: a primeira aplicação de rastreio COVID-19

Como funciona a primeira aplicação de rastreio COVID-19 da Europa (Download da aplicação italiana) 1

Immuni trabalha com recurso a Bluetooth, de facto, somente quando temos o Bluetooth no telefone ativado funcionará. Cada smartphone terá uma password única e anónima que a identificará na aplicação. Nem a cobertura de rede, dados móveis ou localização geográfica serão utilizados, para que a privacidade dos utilizadores seja protegida ao máximo. Embora os dados sejam enviados ao servidor do Ministério da Saúde italiano, esses dados serão excluídos no final de 2020.

Com o Immuni, o utilizador é solicitado a selecionar a região e província dE Itália em que reside. A aplicação é destinadA a pessoas com mais de 14 anos de idade, além de manter um foco grande na privacidade, sendo até impossível tirar screenshots. Quanto às permissões, a aplicação solicita acesso ao Bluetooth, necessário para realizar o processo de emissão e transmissão dos códigos.

Como funciona a primeira aplicação de rastreio COVID-19 da Europa (Download da aplicação italiana) 2

A secção Notificação de exposições à COVID-19 já está disponível em Itália, não temos ainda confirmação de algo parecido a chegar em breve a Portugal.

Como os dados são enviados

Como funciona a primeira aplicação de rastreio COVID-19 da Europa (Download da aplicação italiana) 3

A função mais importante numa aplicação como o Immuni é o poder comunicar se testamos positivo para COVID-19 ou se tivermos sido expostos ou em contato com alguém que tenha testado positivo. Cada telefone possui um código individual, que será usado para informar outros utilizadores de que estes equipamentos entraram em contato com um utilizador que está infectado.

Nas configurações da aplicação está a secção Upload de dados, onde encontramos um código exclusivo de 9 dígitos, que serve para identificar o nosso dispositivo, como se fosse um ID digital. Se testamos positivo para COVID-19, devemos enviar esse código ao nosso médico, que será responsável por verificá-lo e enviá-lo para o sistema. Não poderemos fazer o upload diretamente. Quando o código for carregado, aqueles que estiveram em contato conosco receberão uma notificação, que informa anonimamente que estes equipamentos estiveram em contato com alguém infectado.

O facto de os utilizadores não conseguirem carregar esse código manualmente tem um motivo claro, ele procura impedir que os dados sejam falseados e que surjam "surtos" onde na verdade não os há, este é um tema sério, mas há pessoas para tudo.

Como Se esteve próximo de outros utilizadores da aplicação e pode fazer o upload manualmente desse código, pode causar caos ou confusão, indicando falsamente para muitos utilizadores que estes equipamentos foram expostos. Ser médico reduzirá a fraude ou o mau uso deste sistema.

 

Um primeiro passo para aplicações de rastreio COVID 19 na Europa

 

O Immuni já dá uma ideia sobre como essas aplicações de rastreio COVID-19 funcionarão na Europa.  Os utilizadores em Itália podem fazer o download e começar a usá-lo. No restante da Europa, ainda não há aplicações disponíveis, embora na maioria dos países estejam em desenvolvimento, aqui ao lado em Espanha.

Immuni
Immuni
Price: Free
  • Immuni Screenshot
  • Immuni Screenshot
  • Immuni Screenshot
  • Immuni Screenshot
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!