Como fazer com que o Chrome no Android não partilhe os dados de movimento com todos os sites

O Google Chrome permite a qualquer site que visitamos pode saber todos os movimentos que fazemos. Esses dados vem do acelerómetro do nosso smartphone Android, um sensor responsável pela posição e orientação do terminal. E embora a sua função principal seja permitir alternar facilmente entre os modos vertical e horizontal, também serve para registar cada movimento que é feito.

O Google Chrome permite a qualquer site que visitamos pode saber todos os movimentos que fazemos. Esses dados vem do acelerómetro do nosso smartphone Android, um sensor responsável pela posição e orientação do terminal. E embora a sua função principal seja permitir alternar facilmente entre os modos vertical e horizontal, também serve para registar cada movimento que é feito. Este acelerómetro é o que permite aplicações de atividade física registar cada passo que damos. Não importa se o smartphone está no bolso da calça ou na mala, já que vai connosco, este sensor tem dados de para onde vamos e muito mais.

Como fazer com que o Chrome no Android não partilhe os dados de movimento com todos os sites 1

O Chrome partilha o sensor de movimento com todos os sites que visitamos por padrão.
Este vídeo mostra como podem desativá-lo.

A Forbes realizou uma investigação para deixar claro que, enquanto tivermos o Chrome instalado, qualquer site que tenha acesso a esses dados poderá usá-lo para monitorizar as interações que fazemos com publicidade, impressões (número de vezes que vemos um banner) e registar dados do vosso vosso dispositivo. Assim, os sites são capazes de ter nas suas mãos alguns dados de alto valor o que, somado à publicidade que veiculam nas suas páginas, permite que saibam muito sobre os seus utilizadores, que finalmente somos nós.

Como fazer o Google parar de partilhar esses dados

Está na moda desinstalar o Facebook (por razões óbvias), remover o Chrome é mais complicado, já que nem todos se vão habituar a uma alternativa.

 

Pelo menos no Chrome para Android, temos a opção de uma configuração para impedir que esses sites acedam aos nossos dados de movimento. Seguindo os passos abaixo, removeremos o acesso a esses sites:

  1. Configurações no Chrome. Procuramos as configurações de sites e acessos.
  2. Sensores de movimento.
  3. Desativamos sensores de movimento.

 

Assim os sites não poderão solicitar as informações que vêm do acelerómetro do vosso smartphone Android. Uma opção que temos disponível no Chrome para Android para interromper a saída dos nossos dados gratuitamente para que estudem, analisem e guardem os nossos dados.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!