Como editar e cancelar mensagens no iMessage: passo a passo

Descubra como editar e anular mensagens no iMessage no iOS 17, iPadOS 17 e MacOS Sonoma. Saiba as limitações e os passos necessários para utilizar esta funcionalidade.

Domine a edição e anulação de mensagens no iOS 17

As apps de mensagens revolucionaram a forma como interagimos com as pessoas na web. Em vez de enviar emails, tornaram o processo de conversar com outras pessoas muito mais rápido. Antes, costumávamos conversar no computador, mas com o surgimento dos smartphones, surgiram várias apps populares de mensagens para dispositivos móveis. No que diz respeito ao iOS, o iMessage da Apple sempre foi uma das preferências principais dos utilizadores deste ecossistema.

Como editar e cancelar mensagens no iMessage: passo a passo 1

As apps de chat estão em constante evolução, com novas funcionalidades para melhorar a experiência. No entanto, até recentemente, não era possível editar mensagens enviadas em apps como o WhatsApp e o iMessage. A Apple aproveitou o lançamento do iOS 16 e do macOS Ventura para finalmente estrear esta funcionalidade. Com as últimas atualizações, os utilizadores do iMessage podem editar ou cancelar mensagens. Se quiser saber mais sobre estas capacidades e aprender a fazê-lo, siga os passos abaixo.

Como editar e cancelar mensagens no iOS 17 / iPadOS 17 / MacOS Sonoma – Pré-requisitos

Existem algumas limitações neste processo. Os utilizadores não poderão editar ou cancelar mensagens SMS, que são aquelas que aparecem em balões verdes. Outra limitação importante é que só pode cancelar ou editar uma mensagem do iMessage por um curto período de tempo. No entanto, se o destinatário estiver a utilizar uma versão mais antiga do iOS, iPadOS ou macOS, poderá ver a mensagem original. A aplicação Mensagens irá avisá-lo desta limitação. Irá informá-lo de que a mensagem foi cancelada ou editada e que o destinatário pode ainda vê-la porque está a utilizar uma versão mais antiga do iOS. O mesmo acontece com as mensagens de grupo. A aplicação mencionará as pessoas do grupo que estão a utilizar a versão mais antiga.

Como editar e cancelar mensagens no iMessage: passo a passo 2

Também existe um limite de tempo para estas funcionalidades. Tem apenas 2 minutos para cancelar e 15 minutos para editar uma mensagem. Note que o destinatário ainda poderá ver o histórico de edições. As versões anteriores do watchOS 9 não suportavam a edição e o cancelamento de mensagens do iMessage. Não se sabe ao certo quando esta funcionalidade foi implementada. No entanto, o watchOS 10 e versões posteriores oferecem suporte para ela. Se mantiver o seu dispositivo atualizado, ainda poderá utilizar esta funcionalidade. Agora que está ciente das limitações e dos pré-requisitos, siga os passos abaixo para aprender como proceder.

Como cancelar e editar uma mensagem do iMessage

Cancelar ou editar uma mensagem é um processo simples nos novos iPhones, iPads, Apple Watches e Macs. Siga estes passos:

  1. Faça uma pressão longa numa mensagem do iMessage que enviou no iOS, iPadOS ou watchOS, ou faça Control + Clique esquerdo na mensagem se estiver a utilizar o macOS.
  2. Selecione “Cancelar envio” ou “Editar”. Irá aparecer uma mensagem com informações. Irá informar que alguns destinatários ainda podem ver as mensagens canceladas.
  3. Se estiver a editar, ajuste a mensagem conforme necessário e clique no visto azul. Note que a sua mensagem terá uma etiqueta “Editada” por baixo, e os destinatários poderão ver o histórico de edições.
Vai gostar de saber:  iPhone 16: Chegámos ao Design Perfeito ou Falta Inovação?

O processo é tão simples quanto parece. A mensagem será cancelada ou alterada com base no que acabou de fazer, desde que o destinatário esteja a utilizar a versão iOS 16, iPadOS 16, macOS Ventura ou uma versão mais recente. Isso torna o iMessage uma aplicação de mensagens mais prática e versátil. Esta é uma funcionalidade útil quando não tem o hábito de rever ou verificar as mensagens ao enviar. Os acidentes acontecem, por isso é bom saber como editar mensagens quando necessário. Esta funcionalidade incentiva as pessoas a continuarem a utilizar o iMessage em vez de mudarem para soluções alternativas como o WhatsApp, que também oferecem funcionalidades semelhantes.

Como editar e cancelar mensagens no iMessage: passo a passo 3

As limitações irão desaparecer gradualmente. Note que esta funcionalidade só estará disponível para utilizadores que tenham uma versão mais recente do iOS. Se a pessoa estiver a utilizar uma versão anterior ao iOS 16, a mensagem não será cancelada. O destinatário verá uma mensagem de estado de texto cinza que diz “[Nome] enviou uma mensagem”. Se a mensagem já tiver sido visualizada. Isso é semelhante à funcionalidade de Eliminar Mensagem que apps como o WhatsApp e o Signal já possuem. Também mostra uma mensagem semelhante depois de uma mensagem ser cancelada. Se editar uma mensagem de texto que foi enviada para alguém que está a utilizar o iOS 15 ou uma versão anterior, eles receberão uma mensagem de texto para cada edição que fizer. Vale a pena notar que estas limitações irão gradualmente desaparecer com o tempo. À medida que avançamos, o número de dispositivos que utilizam versões antigas do iOS irá diminuir gradualmente. Portanto, essas limitações baseadas em versões irão desaparecer lentamente.

Conclusão – Edição e cancelamento de mensagens no iMessage

A capacidade de editar e cancelar mensagens tem sido bastante benéfica para os utilizadores da Apple. Afinal, os utilizadores que tendem a cometer erros ao escrever em smartphones agora têm a possibilidade de editar e corrigir as mensagens. A funcionalidade tem a limitação de poder editar mensagens apenas durante 15 minutos. No entanto, isto é algo comum entre as apps que oferecem a mesma opção. Infelizmente, se tiver um amigo com um telefone Android, não terá sorte, pois estas funcionalidades estão limitadas ao iMessage e apenas abrangem pessoas que utilizam o ecossistema de produtos da Apple.

Curiosamente, a capacidade de editar mensagens não estava disponível no WhatsApp. No entanto, a Meta adicionou recentemente esta funcionalidade, talvez como forma de competir com o iMessage, que ainda é um dos maiores concorrentes do WhatsApp nos EUA. Apesar da disponibilidade limitada (o utilizador precisa de ter produtos Apple), o iMessage continua a ser uma das apps de mensagens mais populares do mercado. Por isso, não é surpreendente ver que dita novas tendências. Felizmente, esta é uma funcionalidade bastante útil.

 

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!