Como ativar o modo canhoto no Android

Neste guia, vamos mostrar-lhe como ativar o modo canhoto no seu dispositivo Android e torná-lo mais confortável de usar. Fique atento a dicas sobre como tirar o máximo partido do seu dispositivo no modo canhoto!

Sabia que o Android tem um modo canhoto? Os utilizadores esquerdinos há muito que sofrem de falta de atenção no mundo da tecnologia, mas estamos aqui para ajudar. Neste guia, vamos mostrar-lhe como ativar o modo canhoto no seu dispositivo Android e torná-lo mais confortável de usar. Fique atento a dicas sobre como tirar o máximo partido do seu dispositivo no modo canhoto!

A interface dos telemóveis é desenvolvida por defeito para utilizadores destros; ou seja, está preparada para que a utilizemos principalmente com a mão direita. Se for canhoto, em vez de se resignar a adaptar-se a esta interface, a melhor coisa que pode fazer é activar o modo canhoto no seu telefone Android.

Como ativar o modo canhoto no Android 1

Embora possa parecer um cenário sem importância, a verdade é que a experiência com o smartphone pode mudar significativamente graças a este modo. Infelizmente, não é facilmente acessível nas definições do terminal, pelo que neste artigo explicamos passo a passo como encontrar e ativar este modo canhoto para adaptar os elementos no ecrã. Desta forma, pode utilizar o seu telefone com a mão esquerda e ganhar em conforto.

Como activar o modo canhoto em dispositivos Android

Neste momento, com anos e anos de desenvolvimento do Android, podemos vir a pensar que existe uma funcionalidade facilmente acessível para adaptar a interface aos utilizadores esquerdinos. No entanto, não é este o caso. A ferramenta existe, mas não está disponível num relance entre as configurações do terminal.

Como ativar o modo canhoto no Android 2

Para aceder a esta funcionalidade, deve aceder às opções de Desenvolvedor no seu telefone Android. Se este menu não aparecer no seu terminal, deve ativá-las manualmente, seguindo estes passos:

  1. Entre na aplicação de definições de telemóvel.
  2. Ir para a secção “Sobre”.
  3. Toque na secção “Número de construção” seis vezes seguidas até receber uma notificação de que as opções do programador estão ativadas.

A partir desse momento, as opções de desenvolvedor estarão disponíveis para si. Há muitas funções “extra” que lhe oferecem, tais como forçar o modo escuro, reduzir a escala da animação, ver os serviços em execução ou forçar a direcção do design RTL. Esta última é aquela em que estamos interessados, pois é do modo canhoto que estamos a falar.

O que esta função faz é aplicar uma espécie de modo espelho à interface que modifica a localização dos elementos. Por exemplo, os títulos das funções de um menu aparecerão no modo canhoto, enquanto os botões aparecem no modo direito. Sem mais demora, vamos ver como activar o modo canhoto no seu telefone Android:

  1. Desça e aceda à secção “Configurações do Sistema” ou “Sistema”.
  2. Procure o menu “Opções do Desenvolvedor” e entre nele.
  3. Procure a opção “Force RTL layout direction” e ative-a clicando no botão da esquerda. Automaticamente, o layout será alterado para acomodar utilizadores canhotos.

Como ativar o modo canhoto no Android 3

Para activar o modo canhoto, é necessário ativar as opções de programador e ativar a direcção de disposição RTL. É um processo muito simples, portanto, se for canhoto, experimente esta ferramenta para ver se acha mais confortável utilizar o seu telefone. Pode achar que é uma grande descoberta e já não será capaz de viver sem este simples ajuste.

Como canhoto, pode ter tido dificuldades em utilizar um telefone Android no passado. Mas, graças a este modo, pode agora utilizar o seu telefone de uma forma muito mais confortável e produtiva. Não deixe de consultar o AndroidGeek para todas as últimas novidades tecnológicas!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!