Como activar o modo Lockdown em dispositivos Android

Depois há também sensores de impressões digitais que se tornaram o novo padrão, e dependendo do modelo e marca do telefone, alguns podem incluir reconhecimento facial, scan da íris, e assim por diante. Algumas destas características biométricas podem ser consideradas mais “seguras”, mas já ouvimos histórias de como algumas crianças desbloquearam sorrateiramente os smartphones dos seus pais, segurando o dedo polegar no scanner, ou escaneando o rosto sem o seu conhecimento.

Todos os smartphones vêm com várias características de segurança. O mais básico seria o PIN que existe há quase uma eternidade. Depois há também sensores de impressões digitais que se tornaram o novo padrão, e dependendo do modelo e marca do telefone, alguns podem incluir reconhecimento facial, scan da íris, e assim por diante.

Como activar o modo Lockdown em dispositivos Android 1

Algumas destas características biométricas podem ser consideradas mais “seguras”, mas já ouvimos histórias de como algumas crianças desbloquearam sorrateiramente os smartphones dos seus pais, segurando o dedo polegar no scanner, ou escaneando o rosto sem o seu conhecimento.

Esta é uma falha evidente no sistema, e se estiver preocupado em encontrar-se numa situação em que possa ser “forçado” a desbloquear o seu dispositivo, então o modo de Lockdown do Google poderá ser de utilidade.

O que é o modo de bloqueio ou LockDown?

O modo de bloqueio no Pixel é basicamente uma forma de os utilizadores desativarem praticamente todos os outros recursos de segurança, excepto PINs, palavras-passe, ou padrões. Presumivelmente, a ideia é que a biometria, como impressões digitais ou reconhecimento facial, pode ser contornada segurando o telefone contra o dedo, polegar ou rosto do utilizador, mesmo que o utilizador não queira ou não esteja consciente (como quando está a dormir).

Esperemos que a maioria de nós nunca se encontre neste tipo de situação, mas se quiser preparar-se apenas para estar seguro, então aqui estão os passos que precisa de seguir.

Ativar o Lockdown mode

  1. Ir para a aplicação Configurações
  2. Toque no ecrã de bloqueio.
  3. Toque no separador Definições de Bloqueio Seguro.
  4. Alternar “Show Lockdown Option” (Mostrar opção de bloqueio)

Uma vez ativado:

Como activar o modo Lockdown em dispositivos Android 2

  1. Prima e mantenha premido o botão de alimentação do seu telefone para o ligar.
  2. O menu de energia deve agora aparecer.
  3. Toque em Modo de Bloqueio

Tenha em mente que uma vez desbloqueado o seu dispositivo, o modo Lockdown será desactivado e terá de passar pelo processo descrito acima para o voltar a ativar. Não é para ser algo que seja usado continuamente, mas talvez valha a pena lembrar os passos, por via das dúvidas.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!