Android Geek
O maior site de Android em Português

Canonical abandona desenvolvimento do Ubuntu para Android

Em Fevereiro de 2012 a Canonical veio a público informar que estava a desenvolver o Ubuntu for Android. O projecto consistiria num smartphone a correr Android que, ao ser ligado a numa dock com teclado e rato, e ligado a um monitor ele se transformava, “magicamente”, num PC com o bom e velho Ubuntu que todos nós conhecemos. A ideia, no papel, é boa, mas parece que não teve o investimento necessário para seguir em frente.

Com anuncio no início de 2012, já fazem 2 anos, e desde então nunca mais se ouviu uma única palavra relacionada ao projecto. Os mais atentos começaram a ficar curiosos e a perguntar o que poderia ter acontecido. Então, nesta semana, um dos programadores da Canonical postou no site LaunchPad, que é um repositório para os projectos da empresa, que o Ubuntu for Android estava parado, ou seja, já não se encontra em desenvolvimento.

A Canonical ainda não se pronunciou oficialmente, mas em entrevista ao Android Authority, ela confirmou que o projecto está de facto parado. Ainda não foi encerrado, mas está, digamos, no prestes a morrer. Como ela disse na entrevista ao Android Authority, há hipoteses dela retomar o projecto, desde que haja interesse de algum parceiro. Lendo nas entrelinhas, podemos concluir que o que falta mesmo é dinheiro para eles levarem o projecto em frente.

Como é um projecto de baixa prioridade, pois a Canonical foca, actualmente, no Ubuntu Phone, um smartphone genuinamente Linux, acho que ele será realmente encerrado. Além do mais, o Ubuntu for Android é algo de extrema complexidade. Segundo podemos ler nos fóruns, o projecto até atingiu um certo grau de desenvolvimento, mas eles depararam-se com muitos bugs e obstáculos técnicos para torna-lo uma realidade. É, de facto, uma pena. Abaixo, um vídeo que explica como funcionaria o Ubuntu for Android:

Fonte: Mobilexpert

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link