Android Geek
O maior site de Android em Português

Brasil: o país com mais smartphones do que habitantes

Oficialmente, existem mais smartphones do que pessoas no país, mas o que é interessante é saber para que tantos telefones são usados no Brasil. Fonte:

Oficialmente, existem mais smartphones do que pessoas no país, mas o que é interessante é saber para que tantos telefones são usados no Brasil.

Segundo os dados mais recentes publicados pelo IBGE, existem 207,6 milhões de habitantes no país, porém, segundo um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas, e como publicado no site CanalTech, o Brasil já tem mais de um smartphone ativo por habitante, devido a que existem 220 milhões de smartphones ativos no país.

Fonte: Pexels.com

O que se destaca dos resultados desta pesquisa é que se espera que esse número atinja os dois dispositivos portáteis por habitante para 2019, e que a hegemonia do uso de smartphones para acessar a internet continue, já que esses aparelhos representam 70% do total de dispositivos conectados à rede no Brasil.

Os principais usos dos smartphones podem ser classificados em três categorias: comunicação, entretenimento e produtividade.

Fonte: Pixabay.com

Comunicação, entretenimento e produtividade como principal uso de smartphones

Dentro da comunicação, as redes sociais e as aplicações de mensagens instantâneas, como o Facebook e o WhatsApp, estão entre os usos mais comuns dos smartphones. Como exemplo disso, o jornal Folha de S. Paulo aponta que o Facebook atinge 127 milhões de utilizadores mensais no Brasil, com 90% desse total acessando de smartphones.

Dentro do entretenimento, a procura por conteúdos focados ao público brasileiro vai adiantada, como por exemplo na procura pelos melhores casinos em português, já que muitas plataformas estão focando seu conteúdo para esta língua, e para que seja fácil de usar desde smartphones.

Além disso, outras plataformas de entretenimento, como o Netflix, também estão criando e adaptando conteúdo cada vez mais focado no público de língua portuguesa.

Por fim, no âmbito da produtividade, o uso de smartphones no Brasil tem seu nicho dentro do grande número de empreendedores que existem no país. A esse respeito, o site Exame fez uma lista de 20 aplicações que os empreendedores usam todos os dias em seus smartphones, como ferramentas para aumentar sua produtividade, incluindo aplicações como o GitHub, o Google Drive ou o LinkedIn.

 

O futuro de um Brasil mais tecnológico

Com o aumento impressionante no número de smartphones usados no Brasil, a demanda por mais e melhor conteúdo focado no público de língua portuguesa também disparou.

Devido a isso, a qualidade das plataformas e aplicações que os brasileiros usam no dia a dia também foi significativamente melhorada, incluindo a adaptação e desenvolvimento de conteúdo em português.

Com a tendência estatística de atingir 2 dispositivos portáteis inteligentes por habitante em 2019, a demanda por smartphones de melhor qualidade e preços mais acessíveis também é aumentada. Um exemplo disso é mostrado pelo site O Globo, com a chegada de marcas 'novatas' de smartphones ao mercado, que no final de 2016 já correspondiam a 22,9% do mercado de smartphones.

O acima mencionado resulta num aumento na oferta desses dispositivos, e na redução dos custos finais para os consumidores, a fim de criar um Brasil mais ligado. A abertura do mercado de telefonia móvel no Brasil, levou ao enorme aumento do número de smartphones no país, e como resultado, leva a uma melhora no conteúdo das plataformas de comunicação, entretenimento e produtividade, que são usadas todos os dias dentro do país.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais