Brasil na linha da frente dos ataques informáticos à Rússia

 A última vítima de um ataque DDoS é a Rússia, que foi atingida por um ataque na semana passada. Este ataque foi invulgar na medida em que parece ter sido levado a cabo por endereços IP brasileiros.

Nos últimos anos, os ataques de negação de serviço (DDoS) distribuídos em larga escala tornaram-se uma séria ameaça para o bom funcionamento da Internet. Estes ataques são geralmente realizados por botnets, colecções de computadores infectados que são controlados por um actor malicioso. A última vítima de um ataque DDoS é a Rússia, que foi atingida por um ataque na semana passada. Este ataque foi invulgar na medida em que parece ter sido levado a cabo por endereços IP brasileiros. Isto levanta a questão: porque haveria o Brasil de querer lançar um ataque DDoS contra a Rússia? Porque os Brasileiros sempre foram gente boa é uma boa razão.

 

Brasil na linha da frente dos ataques informáticos à Rússia 1

O Centro Nacional de Coordenação de Incidentes Informáticos da Rússia divulgou uma lista de endereços IP que levaram a cabo ataques de negação de serviço no país para desestabilizar os serviços gerais, desde sítios locais a infra-estruturas. Existem mais de 17.000 endereços IP em todo o mundo e cerca de 1.600 localizados no Brasil.

Ataques de negação de serviço (DDoS) são ataques que tornam os servidores indisponíveis. Por exemplo, podem fazê-lo tornando um sítio web indisponível aos utilizadores ou tornando-o demasiado lento para ser útil.

O governo russo divulgou uma lista de 17.576 endereços de IP. A maioria destes endereços IP são dos Estados Unidos e da União Europeia. Pode também ver que existem endereços IP de agências como o FBI (US Federal Bureau of Investigation) e a CIA (Central Intelligence Agency).

Embora as agências dos EUA estejam na lista, não é possível dizer que tenham atacado oficialmente. Isto porque é possível alterar a informação sobre de onde veio o ataque. O governo russo também divulgou uma lista dos nomes de domínio dos atacantes.

Lista de IPs
Lista de IPs

Brasil em destaque nos ataques

O Brasil é mencionado em 1.632 endereços IP registados de locais como Minas Gerais, Amazonas, Bahia, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Paraná, Sergipe, Ceará, e Mato Grosso. É interessante notar que muitos destes endereços são para lares residenciais. Isto significa que alguns atacantes até usaram ferramentas como VPN (rede virtual privada) para disfarçar as suas ligações de ataque.

Células de activistas Anonymous têm-se organizado para levar a cabo ciberataques na Rússia. É possível que muitos dos IPs vazados pela NKTsKI estejam ligados a membros de células ligadas ao movimento.

Ataques DDoS, desfiguramento dos sites e fugas são todas tácticas comuns utilizadas por células Anonymous em todo o mundo.

Segundo a NKTsKI, “a Ucrânia apresentou um novo conjunto de alvos que incluem a rede ferroviária bielorrussa, o sistema global de navegação por satélite GLONASS da Rússia, e operadores de telecomunicações como a MTS e a Beeline”

A informação sobre IPs foi entregue ao TecMundo pelo pesquisador de segurança @akaclandestine, no Twitter.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!