Android Geek
O maior site de Android em Português

Autenticação de dois factores sem necessitarem de receber SMS chegou ao Instagram

A segurança sempre foi e sempre será um dos fatores importantes numa aplicação, logo a opção de fazermos login nas nossas contas com autenticação de dois fatores (2FA) é um hábito que devemos começar habituamos a ter, tendo em conta que o mundo online está a ter cada vez mais procura. Apesar de se tratar de um processo chato quando os serviços decidem enviar apenas os códigos via SMS.

A segurança sempre foi e sempre será um fator importante numa aplicação com acesso a dados pessoais, logo a opção de fazermos login nas nossas contas com autenticação de dois factores (2FA) é um hábito que devemos ter presente na nossa rotina, tendo em conta que o mundo digital/online está a ter cada vez mais procura e influência. Apesar de se tratar de um processo chato quando os serviços decidem enviar  códigos exclusicamemte via SMS. Um aplicação de autenticação não é apenas mais conveniente, é também  mais seguro porque as mensagens "comuns" ainda podem ser interceptadas ou reencaminhadas. E o Instagram foi uma das poucas aplicações que suportava o login na conta através 2FA via SMS. Mas a empresa tem vindo a prometer um processo de autenticação que recorra ao método mais seguro, e parece que cumpriram.

Nas configurações do a vossa aplicação do Instagram, vão atè à opção de "Autenticação de dois fatores". Onde vão encontrar uma nova alternativa para aplicação de Autenticação. Selecionem-na e serão redirecionados para o processo de configuração para aprovar a autenticação. O Instagram sugere que instalemos uma aplicação para o mesmo(por padrão, somos redirecionados para o Google Authenticator na Play Store), ou podem configurar as manualmente com aplicações de terceiros, basta copiar o código para a vossa aplicação.

No caso da configuração manual, não há código de barras para escanear, como o utilizador pode estar habituados ao adicionar 2FA a outros tipos de serviços. Instagram gera o código de 32 caracteres e fornece uma opção de cópia. Mas tenham atenção alguns utilizadores, reparaam que a opção de copiar automáticamente, não estava a considerar todos os caracteres, apenas 16 o que irá gerar um erro. Depois de configurar, basta colocar o código e pronto, se pretenderem desligar o método por SMS para 2FA, se assim preferirem.

 

Através de

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais