Atraso inesperado no lançamento do Android 14

Android 14 teve o lançamento adiado para 4 de outubro, mesmo dia em que o Google anunciará o Pixel 8. A data pode afetar as atualizações dos smartphones pelos fabricantes. AOSP e Pixel também foram adiados.

O tão esperado Android 14, que estava previsto para já ter chegado, parece ter sofrido um atraso de última hora, apanhando até mesmo os fabricantes de dispositivos móveis de surpresa. De acordo com Mishaal Rahman, o lançamento do Android 14 foi adiado para o dia 4 de outubro, a mesma data em que o Google planeia anunciar o Pixel 8.

Atraso inesperado no lançamento do Android 14 1

Impacto nos fabricantes de smartphones

Este atraso pode afetar quando as marcas atualizarão seus smartphones para o Android 14. A OnePlus, por exemplo, havia anunciado que lançaria o OxygenOS 14 em setembro. Após cinco versões beta, algumas prévias para desenvolvedores e meses de antecipação, parecia que hoje seria como o Natal para a comunidade entusiasta do Android. Mas, em vez de acordar esta manhã e encontrar uma nova versão estável do sistema operativo, tudo o que o Google tinha a oferecer era uma Atualização de Recursos Trimestral acompanhada de uma reestruturação de logótipo.

Teorias sobre o atraso

Se sente que o Android 14 deveria ter chegado hoje, pode haver algo de verdade nessa teoria. Segundo Mishaal Rahman no Twitter, o código-fonte do Android 14 deveria ter sido lançado hoje, com os fabricantes esperando por ele, assim como os consumidores. No entanto, todo o lançamento, tanto da AOSP (Android Open Source Project) quanto dos modelos Pixel, foi supostamente adiado para 4 de outubro, acrescentando quase um mês inteiro ao tempo de desenvolvimento.

Lançamento no evento Made by Google?

Essa data pode soar familiar, pois é quando o Google realizará o próximo evento Made by Google, provavelmente para lançar o Pixel 8, o Pixel Watch 2 e qualquer outro produto que a empresa tenha guardado na manga. Rahman afirma que os fabricantes estão sendo informados de que qualquer vulnerabilidade detalhada nas notas de segurança do Android 14 só será publicada nessa data de 4 de outubro, sugerindo que uma versão estável pode não chegar até o dia em que conheceremos todos os detalhes sobre os mais recentes produtos da Google.

Vai gostar de saber:  HMD Ridge Pro: Novo Smartphone Económico com Grande Bateria

Paralelos com o passado

Se esse atraso for realmente verdadeiro, espere que isso afete a programação das atualizações dos smartphones atuais das marcas. A Samsung lançou a segunda versão beta da One UI 6 na semana passada, mas ainda deve demorar mais de um mês para lançar uma versão estável. A OnePlus, por sua vez, anunciou que disponibilizará o OxygenOS 14 em 25 de setembro, mais de uma semana antes desta possível data de lançamento adiada. Caso o Google não esteja pronto para lançar o Android 14 na AOSP, é provável que essa data seja postergada.

Preocupações com as atualizações

Desde a mudança para seus próprios chipsets Tensor, o Google tem cometido alguns deslizes em relação às atualizações pontuais. O Pixel 6, por exemplo, foi notório em seu primeiro ano por constantemente perder atualizações de segurança, mesmo quando essas versões mensais continham correções de bugs de alta prioridade. Mesmo a série Pixel 7 ainda não resolveu completamente esse problema; por exemplo, a atualização de março deste ano só foi disponibilizada quando o mês já estava quase na metade.

Conclusão

Embora esse atraso específico ainda não tenha sido confirmado oficialmente pelo Google, é compreensível que os fãs do Android estejam decepcionados com essa possível mudança no cronograma. É importante acompanhar as notícias sobre tecnologia e ficar atento às atualizações vindas do AndroidGeek para se manter informado sobre esse lançamento tão aguardado.

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!