Android Geek
O maior site de Android em Português

Atenção: Falso WhatsApp na Play Store coloca em causa o controlo de qualidade da Google

O WhatsApp  é a aplicação de mensagens instantâneas mais usada no planeta. A aplicação é amplamente usada pelos utilizadores do sistema Android, e conta com mais de mil milhões de utilizadores.

Alem de ser uma aplicação completa e fácil de usar, a mesma está disponivel gratuitamente na loja de aplicações da Google, a Play Store. Mas será a aplicação ou as aplicações? Coloca-se a palavra WhatsApp na barra de pesquisa da loja virtual e o resultado poderá ser no mínimo confuso:

Atenção: Falso WhatsApp na Play Store coloca em causa o controlo de qualidade da Google 1

Como se pode ver, existem aplicações “clones” do WhatsApps no Google Play Store, que se fazem passar pela aplicação original, mas não são. Eles são falsas versões do WhatsApp original e atraem muitos utilizadores na Play Store, para as instalar. Então, vamos ver o que deve ter em atenção durante o download do WhatsApp real e como identificar as versões falsas.

Começando pelo logótipo, o logótipo do WhatsApp é bastante limpo, o que impede os terceiros de carregar o mesmo logótipo, mas ainda assim, conseguem carregar alguns muito semelhantes, que facilmente se confundem como o original.

Atenção: Falso WhatsApp na Play Store coloca em causa o controlo de qualidade da Google 2

Existem algumas forma que fazem com que seja fácil identificar qual a aplicação verdadeira:

  • O numero de download, é que a aplicação original tem mais de mil milhões de downloads;
  • Verifique o campo do desenvolvedor, mesmo que as versões falsas digam, WhatsApp INC. , se verificar melhor essa secção de informações adicionais, pode ver isso, o WhatsApp original tem informações completas, ele ainda tem o endereço do escritório, enquanto as versões falsas não têm nada disso;
  • As avaliações da aplicação. Aqui pode ver que há alguns comentários da aplicação. A versão original conta com milhares de comentários, enquanto as versões “piratas” têm poucos comentários, e os que têm, tendem a ser muitas vezes muito negativos, ou outros a falar maravilhas da aplicação (comentários fake)
  • As classificações. A WhatsApp não tem publicidade, por isso desconfia sempre que a aplicação que vais descarregar diga que tem aplicações (como podemos ver abaixo).

Atenção: Falso WhatsApp na Play Store coloca em causa o controlo de qualidade da Google 3

Isto poderá ficar por aqui, mas esta situação é muito mais grave do que aparenta. Isso mostra que a Google está a falhar quando permite que seja colocado na sua loja de aplicações, aplicações fake daquela que é uma das aplicações com mais downloads da sua loja.

As aplicações em si não são perigosas, simplesmente “poluem” a Play Store e os nossos equipamentos, com intuito de que os seus criadores ganhem algum dinheiro à conta do bom nome da aplicação original.

Fiquem atentos, e não façam download das aplicações erradas. Para não correr o risco de errar, se estiver interessado em fazer download do WhatsApp, basta fazê-lo aqui:

Disponível no Google Play

 

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉
Através de theleaker

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link