Android Geek
O maior site de Android em Português

Isto é o que o Artigo 11 pode fazer ao Google na Europa

  O mencionado Artigo 11 obrigaria empresas como Google e Microsoft a pagar royalties por exibir conteúdo protegido por direitos autorais nas suas pesquisas, como notícias, enquanto o artigo 13 levaria os motores de pesquisa (Google e Bing) a monitorizar todo o conteúdo publicado na Internet, verificando se os direitos autorais são violados. É por isso que o Google, o gigante tecnológico baseado em Mountain View (Califórnia), fez uma experiência em que quer mostrar como os resultados das suas pesquisas podem ser exibidos, simulando a aplicação da estrita legislação europeia sobre direitos de autor e o resultado seria um conjunto de páginas vazias, sem imagens ou títulos.

Quando na próxima segunda-feira a Comissão Europeia votar novamente a reforma da lei de direitos autorais, aprovada pelo Parlamento em novembro passado, e retificar o controverso Artigo 11, certamente o ecossistema de informação que conhecemos hoje na Internet vai mudar drasticamente. É não é necessariamente para melhor

O mencionado Artigo 11 obrigaria empresas como Google e Microsoft a pagar royalties por exibir conteúdo protegido por direitos autorais nas suas pesquisas, como notícias, enquanto o artigo 13 levaria os motores de pesquisa (Google e Bing) a monitorizar todo o conteúdo publicado na Internet, verificando se os direitos autorais são violados.

É por isso que o Google, o gigante tecnológico baseado em Mountain View (Califórnia), fez uma experiência em que quer mostrar como os resultados das suas pesquisas podem ser exibidos, simulando a aplicação da estrita legislação europeia sobre direitos de autor e o resultado seria um conjunto de páginas vazias, sem imagens ou títulos.

Conforme detalhado num relatório do Google Search Engine Land, O Google estaria a testar esse cenário com a intenção de compreender qual seria o impacto da directiva. Além disso, procura aumentar a consciência dos utilizadores sobre a aplicação destallegislação no seu formato actual.

Isso mostraria ao Google os resultados no mecanismo de pesquisa com a nova legislação europeia

Tenham em mente que a empresa, iniciou esta campanha em conjunto com outros importantes players do setor de tecnologia. #SaveYourInternet com a intenção de mostrar publicamente a sua posição. Assumiu uma posição mais do que eloquente em Espanha quando o canon AEDE o levou a fechar permanentemente o Google Notícias no país dos Nuestros Hermanos.

Esta simulação pode ser importante para vermos o que poderia acontecer se a legislação fosse aprovada e os países membros tivessem que aplicar os regulamentos.

Isto é o que o Artigo 11 pode fazer ao Google na Europa 1 Isto é o que o Artigo 11 pode fazer ao Google na Europa 2

A empresa também fecharia o Google Notícias em toda a Europa? Os analistas dizem que essa decisão causaria, como aconteceu em Espanha, uma diminuição significativa no tráfego na Internet.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!