Apps Android SpyLoan com 12 milhões de downloads podem chantagear os utilizadores – como se proteger

Scammers estão a enganar utilizadores de smartphones com apps de empréstimos maliciosas, prometendo dinheiro rápido e fácil. Estas apps roubam dados sensíveis e ameaçam os utilizadores. Evite-as a todo o custo.

Os scammers têm aproveitado a atual crise econômica para enganar os utilizadores de smartphones, convencendo-os a instalar aplicações de empréstimo maliciosos que prometem dinheiro rápido e fácil, mas com uma grande pegadinha. De acordo com o BleepingComputer, até o momento deste ano, esses perigosos aplicações (genericamente conhecidos como SpyLoan) foram instalados mais de 12 milhões de vezes na Google Play Store.

Apps Android SpyLoan com 12 milhões de downloads podem chantagear os utilizadores - como se proteger 1

A empresa de cibersegurança ESET descobriu um total de 18 aplicações SpyLoan diferentes capazes de roubar dados sensíveis, incluindo informações de contas e dispositivos, aplicações instalados, eventos do calendário, detalhes da rede Wi-Fi local e metadados de imagens armazenadas nos smartphones das vítimas.

Embora a promessa de ser aprovado para um empréstimo e recebê-lo através do smartphone possa ser tentadora, é importante evitar esses aplicações maliciosos SpyLoan a todo custo.

Dos empréstimos rápidos à chantagem

Embora os aplicações SpyLoan tenham surgido pela primeira vez em 2020, eles se tornaram muito mais comuns tanto no Android quanto no iOS no último ano. Um novo relatório da ESET explica que, embora esses aplicações maliciosos possam chegar aos Estados Unidos eventualmente, no momento eles são muito mais predominantes no México, Índia, Tailândia, Indonésia, Nigéria, Filipinas, Egito, Vietname, Singapura, Quênia, Colômbia e Peru. No entanto, isso não significa que eles não sejam uma ameaça que deva ser ignorada.

Esses aplicações SpyLoan são divulgados por meio das redes sociais e mensagens de texto, e estão disponíveis para download em sites maliciosos e lojas de aplicações de terceiros. Embora possam ter aparências diferentes, todos eles funcionam da mesma maneira. Uma vez que uma potencial vítima instala um desses aplicações, ela é solicitada a aceitar os termos de serviço e conceder permissões extensas, que são usadas para roubar seus dados pessoais sensíveis.

A partir daí, os aplicações SpyLoan guiam os utilizadores pelo processo de solicitação de empréstimo, onde outros dados sensíveis, como cópias escaneadas de suas carteiras de motorista e até mesmo uma selfie, são necessários para a conclusão. Embora esses aplicações maliciosos de empréstimo realmente paguem dinheiro aos utilizadores, isso vem com mais transtornos do que vale a pena.

Mesmo se apenas instalar um desses aplicações e não for aprovado para um empréstimo, é provável que seja assediado e até mesmo chantageado pelos operadores. Essas ameaças vêm na forma de uma infinidade de mensagens projetadas para coagir os mutuários a pagar seu empréstimo o mais rápido possível.

Os aplicações SpyLoan também possuem taxas de juros muito mais altas e o prazo de reembolso de qualquer empréstimo pode ser encurtado a qualquer momento. Imagine pensar que tem um mês para fazer um pagamento de um empréstimo, apenas para descobrir que o saldo total deve ser pago em apenas alguns dias. Isso ocorreu com várias vítimas do SpyLoan, e algumas até relataram que os cobradores de empréstimos ameaçaram matar seus familiares.

Como se manter seguro contra aplicações de empréstimo falsos

Se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é, e quando se trata de aplicações SpyLoan e muitos outros aplicações de empréstimo, esse é realmente o caso. Embora possa ser um verdadeiro incômodo, é melhor solicitar empréstimos apenas de instituições estabelecidas, como bancos conhecidos e credores certificados. No entanto, antes de solicitar qualquer empréstimo, é necessário pesquisar cuidadosamente a organização da qual está pedindo dinheiro emprestado, verificar seu histórico, reputação e se está registrada em agências reguladoras nacionais.

Você também deve analisar cuidadosamente todas as permissões solicitadas pelo aplicação antes de instalá-lo em seu smartphone. Será que esse aplicação realmente precisa aceder seus contatos, mensagens de texto, localização, arquivos ou fotos?

Ao mesmo tempo, evite instalar aplicações de fontes desconhecidas, pois eles podem conter malware ou outros vírus. Embora aplicações SpyLoan, como os 18 descritos acima, tenham conseguido chegar à Play Store, eles foram rapidamente removidos pelo Google assim que a gigante das buscas recebeu a pesquisa da ESET sobre eles.

Para uma proteção adicional contra aplicações de empréstimo falsos, deve usar um dos melhores aplicações antivírus para Android em seu smartphone. Embora o Google Play Protect também possa escanear seus aplicações existentes e os novos que baixar em busca de malware, programas antivírus pagos geralmente oferecem acesso a outros recursos de segurança projetados para ajudar a proteger sua privacidade e mantê-lo seguro online, como uma VPN ou até mesmo um gerenciador de senhas.

Os golpes de empréstimo existem desde os primórdios, mas ao distribuí-los como aplicações, os operadores conseguem coletar ainda mais dados dos mutuários, que podem ser usados como alavancagem. Quando estiver em dúvida, vá ao banco ou ligue para uma instituição financeira para marcar um horário em vez de correr um grande risco com uma aplicação de empréstimo duvidoso.

Fique atento às últimas notícias sobre tecnologia e segurança de smartphones no AndroidGeek para se manter informado e protegido.

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!