Apple renova acordo de licenciamento com a Qualcomm até 2027: iPhone 5G mais rápido e inovador!

Apple estende acordo de licenciamento de chip modem com a Qualcomm até março de 2027. Isto significa que podemos esperar ver modems Qualcomm nas próximas gerações do iPhone. A Apple ainda não está pronta para usar o seu próprio chip modem 5G.

Apple estende acordo de licenciamento de chip modem com a Qualcomm até 2027

A Apple estendeu o seu acordo de licenciamento de chip modem com a Qualcomm até março de 2027, de acordo com a primeira chamada de ganhos da Qualcomm em 2024. Isto significa que podemos esperar ver os modems Qualcomm nas próximas gerações de iPhones. A Apple tem trabalhado no desenvolvimento do seu próprio chip modem 5G internamente nos últimos anos. No entanto, parece que a empresa não está pronta para usar o seu próprio modem 5G. Esta tecnologia evitaria a sua dependência da Qualcomm para chips 5G.

Apple renova acordo de licenciamento com a Qualcomm até 2027: iPhone 5G mais rápido e inovador! 1

Apple estende acordo de licenciamento de chip modem com a Qualcomm

Hoje, durante a sua primeira chamada de ganhos em 2024, a Qualcomm afirmou que a Apple estendeu o seu acordo de licenciamento de chip modem (baseband chip). O acordo existente da Apple foi estendido por mais dois anos. Nos últimos anos, a Apple tem trabalhado no desenvolvimento dos seus próprios chips modem 5G internamente.

Contexto

A Apple tem usado os chips modem da Qualcomm nos seus iPhones há anos, mas as duas empresas tiveram uma relação complicada. Em 2017, a Apple processou a Qualcomm em US $ mil milhões, acusando a fabricante de chips de cobrar preços excessivos pelos seus chips e reter descontos. A Qualcomm contra-processou, e as duas empresas estiveram envolvidas em uma batalha legal por anos. Em 2019, elas resolveram a sua disputa e assinaram um acordo de licenciamento de seis anos, que incluía um pagamento de vários mil milhões de dólares da Apple à Qualcomm.

Em novembro de 2023, Mark Gurman, da Bloomberg, afirmou que o trabalho da Apple no seu chip modem foi adiado até o final de 2025 ou 2026, e pode ser adiado ainda mais. A Apple originalmente planeava lançar um chip modem 5G projectado pela própria empresa até 2024, mas não conseguiu cumprir esse objetivo. A empresa então esperava introduzir o chip modem no iPhone SE lançado na primavera de 2025, mas também não conseguiu atingir esse objetivo.

Vai gostar de saber:  Motorola Edge 50 Pro: Especificações e Preço para o Mercado Europeu

Apple renova acordo de licenciamento com a Qualcomm até 2027: iPhone 5G mais rápido e inovador! 2

Gurman disse na época que a Apple estava “anos atrás” de fazer um chip que tivesse o mesmo desempenho ou melhor do que o da Qualcomm. De acordo com relatos, a Apple teve problemas com o código da Intel que ela usou quando adquiriu o negócio de chips modem da Intel. A Apple teve que reescrever o código e adicionar novos recursos, o que levou à quebra dos recursos existentes. Além disso, a Apple precisa evitar infringir as patentes da Qualcomm durante o desenvolvimento do modem. Os modelos da série iPhone 16 Pro que serão lançados este ano devem usar o modem Snapdragon X75 da Qualcomm, que apresenta agregação de operadoras melhorada e transmissores-receptores mais eficientes em termos de energia.

Conclusão

A Apple estendeu o seu acordo de licenciamento de chip modem com a Qualcomm até março de 2027. Isso significa que podemos esperar ver os modems Qualcomm nas próximas gerações de iPhones. Apesar dos esforços da Apple em desenvolver o seu próprio chip modem 5G, a tecnologia ainda não está pronta para ser utilizada. Isto levou a Apple a estender a sua parceria com a Qualcomm. Esta extensão reflete as complexidades e desafios que a Apple enfrenta no desenvolvimento da sua tecnologia de modem, incluindo atrasos e obstáculos técnicos. Por enquanto, espera-se que os iPhones continuem a usar os modems da Qualcomm. A próxima série iPhone 16 deve utilizar o Snapdragon X75, garantindo conectividade 5G confiável para os utilizadores.

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!