Android Geek
O maior site de Android em Português

Têm a app CamScanner instalada? Tem um Trojan e já foi removida do Google Play

Desde então, o projeto foi de mal a pior …

Em abril deste ano, a aplicação CamScanner, de digitalização de documentos mais famosa disponível no Android, foi apanhada no centro de uma polémica grave. Os programadores quiseram transformar a ferramenta gratuita útil e instalada em milhões de dispositivos em todo o mundo,num verdadeiro ninho publicitário e chegaram mesmo a eliminar a sua versão paga do Google Play para usar um modelo de assinatura, que não foi bem recebido pela comunidade de utilizadores.

Desde então, o projeto foi de mal a pior ... até hoje, a CamScanner definitivamente atingiu o fundo. Investigadores Kaspersky descubriram o pior cenário: a aplicação continha um trojan no o seu código. Em resultado disto o Google decidiu remover indefinidamente a ferramenta Play Store.

CamScanner para Android

CamScanner desaparece da Google Play Store: desinstalem a aplicação o mais rápido possível

Uma das bibliotecas de publicidade incluídas numa das versões mais recentes da aplicação foi infectada por código malicioso. Especificamente, o módulo é conhecido como Trojan-Dropper.AndroidOS.Necro.n, que é usada para instalar um pacote do tipo Trojan Downloader, que é usado para infectar o dispositivo com outros tipos de malware, tanto por meio de publicidade intrusiva e forçando o utilizador a assinar serviços premium de assinatura, conforme os investigadores especificam:

"Como resultado, os proprietários dos módulos podem controlar um dispositivo infectado para  seu benefício , desde exibir anúncios intrusivos à vítima até roubar dinheiro da sua conta de smartphone, cobrando subscrições pagas."

Depois de a Kaspersky notificar o Google sobre isso, a aplicação foi removida da Play Store imediatamente, embora a Kaspersky refira que a versão mais recente da aplicação não inclui o código malicioso incluído nas edições anteriores. Por seu lado a, INTSIG, empresa por trás do CamScanner, ainda não comentou o assunto. É possível que alguns dispositivos que já tenham a aplicação instalada há algum tempo possam ter ficado comprometidos pela ameaça representada por esse cavalo de Tróia. Portanto, não é uma má ideia livrar-se da aplicação e escolher uma das muitas alternativas do Google Play.

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais